Chicarelli pede vistas de crédito para unidade de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2013 17h45, última modificação 17/09/2021 08h23

Durante a reunião da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, desta terça-feira (13), o vereador Chicarelli (PSDC) pediu vistas de projeto do Executivo que destina R$ 2 milhões para a ampliação da Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Cercado. Na segunda-feira (12), a vereadora Professora Josete (PT), presidente do colegiado, já havia ponderado que o prazo extra de três dias (limite de tempo regimental para vistas) para a votação poderia dificultar a obtenção de apoio da União para a obra. A deliberação pela comissão fica para sexta-feira (16) ou segunda (19), dependendo de quando Chicarelli entregar o documento. Após, passará por três sessões na Câmara Municipal para recebimento de emendas parlamentares e, na sequência, será votado em plenário em 1º e 2º turnos, para daí ser encaminhado para sanção do prefeito.

A prefeitura de Curitiba tem duas semanas para encaminhar o projeto da  unidade de saúde (número 013.00008.2013) para o governo federal, que exige o aval da Câmara e documento da administração da capital para liberar os recursos. “Era importante manifestar o quanto antes a disposição de Curitiba na obtenção do financiamento”, disse Josete. Os demais vereadores sinalizaram apoio à medida na próxima reunião.
    
Chicarelli justificou que irá verificar o andamento das obras da Unidade de Saúde de Coqueiros, na Regional do Bairro Novo, da qual o recurso foi remanejado para a obra do Sítio Cercado. Na reunião, Josete explicou que a obra de Coqueiros já está sendo realizada, independente da rubrica. “O projeto em questão comportará 612,22 m² de área construída, possibilitando a ampliação do número de equipes que atendem nesta Unidade”, defende Gustavo Fruet na justificativa da mensagem. O prefeito cita uma portaria do Ministério da Saúde que habilita Curitiba “a receber recursos referentes ao Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde da Família do Ministério da Saúde”.
    
“Atualmente a Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida é referência no Serviço de Atenção Primária, para uma população de 14.681 habitantes. Deste montante populacional, 75% dependem exclusivamente de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”, justifica o prefeito.
    
Também participaram da reunião os parlamentares Serginho do Posto (PSDB), Sabino Picolo (DEM), Aladim Luciano (PV), Mauro Ignacio (PSB) e Tito Zeglin (PDT).