Chicarelli pede corte nos gastos com publicidade
O vereador Chicarelli (PSDC) criticou a prefeitura de Curitiba pelo excesso de gastos nos eventos de comemoração dos 320 anos da cidade. Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal, o parlamentar disse ter recebido resposta de pedido de informações feito ao poder Executivo, onde constam os valores gastos com publicidade e na realização de eventos alusivos ao aniversário.
De acordo com Chicarelli, a prefeitura teria gasto R$ 768 mil, sendo R$ 577,8 mil em propagandas e mais R$ 190,3 mil nos eventos realizados em todas as regionais. Ele considera que os valores são muito elevados e poderiam ter sido aplicados de maneira mais eficiente.
“Concordo que a capital do estado deve ter uma comemoração à altura, mas, como foi informado pelo prefeito Gustavo Fruet, estamos ainda em um momento de crise, com dívidas deixadas pela administração anterior. Não seria mais prudente reduzir ao máximo esse tipo de despesa?”, questionou.
Ainda segundo o vereador, na primeira mensagem do prefeito enviada à Câmara, solicitando um crédito adicional, em fevereiro, havia indicação de corte de R$ 45 mil nos gastos com publicidade, o que não teria acontecido com a nova mensagem, que tramita no Legislativo. “Novamente estamos analisando um crédito para o município e, desta vez, não observei corte em ações de propaganda”.
Chicarelli acredita que, com os gastos despendidos, seria possível dobrar o número de vagas de atendimento para moradores de rua. “Hoje, temos aproximadamente três mil pessoas morando nas ruas e há pouco mais de 200 vagas ofertadas a este público. Também há grande demanda para acolher idosos e crianças em situação de risco. Fazer propaganda é mais importante do que estas causas?”, finalizou o parlamentar.
Resposta
O ofício enviado pelo prefeito esclarece que o dispêndio da campanha de aniversário abrange os custos de concepção, produção e veiculação do material e está de acordo com a lei municipal 11.589/2005. A norma define os critérios para a divulgação de ações governamentais como, por exemplo, ter “caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
Ainda de acordo com o documento, a ocasião do aniversário serviu também para “convidar a população a participar da administração da cidade, tendo sequência na divulgação das consultas públicas para a elaboração da lei orçamentária”.
De acordo com Chicarelli, a prefeitura teria gasto R$ 768 mil, sendo R$ 577,8 mil em propagandas e mais R$ 190,3 mil nos eventos realizados em todas as regionais. Ele considera que os valores são muito elevados e poderiam ter sido aplicados de maneira mais eficiente.
“Concordo que a capital do estado deve ter uma comemoração à altura, mas, como foi informado pelo prefeito Gustavo Fruet, estamos ainda em um momento de crise, com dívidas deixadas pela administração anterior. Não seria mais prudente reduzir ao máximo esse tipo de despesa?”, questionou.
Ainda segundo o vereador, na primeira mensagem do prefeito enviada à Câmara, solicitando um crédito adicional, em fevereiro, havia indicação de corte de R$ 45 mil nos gastos com publicidade, o que não teria acontecido com a nova mensagem, que tramita no Legislativo. “Novamente estamos analisando um crédito para o município e, desta vez, não observei corte em ações de propaganda”.
Chicarelli acredita que, com os gastos despendidos, seria possível dobrar o número de vagas de atendimento para moradores de rua. “Hoje, temos aproximadamente três mil pessoas morando nas ruas e há pouco mais de 200 vagas ofertadas a este público. Também há grande demanda para acolher idosos e crianças em situação de risco. Fazer propaganda é mais importante do que estas causas?”, finalizou o parlamentar.
Resposta
O ofício enviado pelo prefeito esclarece que o dispêndio da campanha de aniversário abrange os custos de concepção, produção e veiculação do material e está de acordo com a lei municipal 11.589/2005. A norma define os critérios para a divulgação de ações governamentais como, por exemplo, ter “caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
Ainda de acordo com o documento, a ocasião do aniversário serviu também para “convidar a população a participar da administração da cidade, tendo sequência na divulgação das consultas públicas para a elaboração da lei orçamentária”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba