Chapa Novos Horizontes ganha eleição do SindiCâmara
Com 126 votos, a chapa "Novos Horizontes" ganhou ontem (5) a eleição para o SindiCâmara, entidade representativa dos funcionários do Legislativo Municipal. A chapa vencedora competia com a chapa composta pelos atuais ocupantes da direção do SindiCâmara, que concorriam à reeleição, mas obtiveram apenas 67 votos. Dois votos sofreram anulação e 1 foi em branco.
O processo eleitoral se deu das 9 às 17 horas de ontem e contava ao todo com 266 eleitores habilitados (entre vereadores, servidores efetivos, comissionados e aposentados) – todos sindicalizados há mais de 90 dias, em conformidade com as regras estipuladas para a votação. O mandato terá a duração de três anos.
O presidente eleito, Luiz Carlos de Jesus Andrade, é servidor efetivo lotado na Diretoria de Segurança. Ele entende que um dos problemas a ser enfrentado pela nova gestão será o controle de frequência dos funcionários, atualmente regido pelo sistema de ponto biométrico. “Trata-se de um sistema que foi instituído com a intenção de coibir a existência de "servidores fantasmas", mas após a implantação ficou constatado que os servidores todos cumprem suas jornadas, exceto nas situações previstas em lei”, disse.
“Na prática”, continua Andrade, “os funcionários estão sujeitos até a punições decorrentes de alguns minutos a mais no registro do ponto. Lembrando que a Casa não paga horas extras há 18 anos”. Segundo ele, outra questão que estará na pauta do sindicato é a do assédio moral. “Constrangimentos e perseguições devem ser investigados e punidos, mesmo que as vítimas não se manifestem”, declarou.
Por fim, o presidente eleito entende que é necessária uma revisão do plano de carreira dos servidores da Câmara Municipal. “Em alguns setores a defasagem salarial entre funcionários que exercem a mesma atividade chega a ser gritante”, concluiu.
Rodrigo Aquino e Leonardo Albuquerque serão primeiro e segundo vice-presidentes. Tarcísio Socher e Deini Porto ocuparão a Tesouraria, assim como Maria Sirley do Nascimento e Maria de Fátima Giovanni atuarão como 1ª e 2ª secretárias. O Conselho Deliberativo e Fiscal será ocupado por Cristina Fonseca de Jesus, Diego Fernando Merege Melo, Ivone Fagião Rovani, Jucelize Ferreira e Jucimara Ferreira – Claudio Sehnem, Joacir Cordeiro e Loris Escorsim são os suplentes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba