CEO do Future Publishers Group será Vulto Emérito de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/12/2024 15h25, última modificação 11/12/2024 15h30
Curitibano, Anderson Catapan é professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR.
CEO do Future Publishers Group será Vulto Emérito de Curitiba

O Vulto Emérito foi apresentado pelo vereador Leonidas Dias (Pode). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O curitibano Anderson Catapan, CEO do Future Publishers Group, maior grupo empresarial do Brasil especializado em publicações científicas, receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba. A homenagem, a maior que pode ser concedida a uma pessoa nascida na capital paranaense, foi aprovada pela Câmara Municipal em primeiro turno nesta quarta-feira (11) com 21 votos “sim”. 

O projeto de decreto legislativo é de autoria de Leonidas Dias (Pode), que defendeu a iniciativa em plenário. O homenageado atua como professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É pós-doutor em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também tem MBA em Administração de Empresas, pelo Centro Universitário Internacional.

“Atualmente, é pós-doutorando em Business Administration pela Florida Christian University (Orlando, Estados Unidos) e Conselheiro Deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços (ACIAP) de São José dos Pinhais. [...] Ainda, ganhou a ‘Honorable Mention of Paper - Area: Sustainability - IX International Symposium on Management, Project, Innovation and Sustainability’, reconhecida pelo CYRUS Institute of Knowledge”, disse o vereador, ao citar o currículo de Anderson Catapan.

O futuro Vulto Emérito de Curitiba também já recebeu uma menção honrosa, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em 2014; e tornou-se Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. “É autor de mais de 290 trabalhos, sendo 140 artigos publicados em revistas e periódicos científicos nacionais e internacionais; 14 livros, como a 'Previsão de falências: proposição de um novo modelo baseado na análise dinâmica'; 9 capítulos de livros, 27 textos em jornais de notícias e 101 artigos apresentados em congressos acadêmicos”, enumerou Leonidas Dias. 

O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018. Na próxima segunda-feira (16), em segundo turno, a matéria precisará passar por nova votação, antes de estar pronta para promulgação.