Centro terá mais 77 câmeras de vigilância

por Assessoria Comunicação publicado 20/08/2010 12h20, última modificação 30/06/2021 10h41
A entrada em funcionamento de novas câmeras de vigilância na região central da cidade, a partir deste mês, vai dar mais segurança aos comerciantes e moradores, inibindo a violência, segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), que defende que o sistema seja estendido a outras regiões da cidade. “O monitoramento eletrônico é um instrumento moderno de gestão de segurança pública e já provocou a redução de roubos e furtos em todos os locais onde foi implantado, como a rua XV de Novembro e o Alto São Francisco”, defende o líder do prefeito.
Mario informou que nas próximas semanas entram em funcionamento mais 20 câmeras, que se somarão às 88 já implantadas e uma das regiões que passará a ser monitorada é a rua Cruz Machado, famosa por ali funcionarem boates e bares com movimento durante toda a madrugada. “A simples existência do equipamento inibe criminosos e desordeiros, que sabem que estão sendo acompanhados pelos olhos atentos de policiais”, acrescenta.
Segundo o vereador, até o final do ano a prefeitura pretende instalar mais 57 equipamentos na região central, que ficará cada vez mais controlada à distância pelo setor de segurança. “Curitiba segue o exemplo das cidades mais modernas dos Estados Unidos e Europa, onde o chamado olho eletrônico garante a segurança e a tranquilidade dos cidadãos. O espaço para a prática de crimes fica cada vez mais reduzido, o que deve contribuir inclusive para que a região central da cidade volte a ser um ponto de encontro da população, especialmente aos finais de semana”, conclui Mario Celso.
Operação parques
Outro tema destacado na Câmara pelo vereador foi a Operação Parques, incluindo feiras de alimentação e feiras livres, além de terminais do transporte coletivo. O líder do prefeito falou  que “este tipo de ação preventiva, orientada pelo prefeito Luciano Ducci, com coordenação do delegado Marcus Vinícius Michelotto, vem dando grandes resultados, identificando pontos de tráfico de drogas e afastando das ruas traficantes e marginais.”
Uma grande operação vem sendo feita junto ao Bosque do Papa e também no Parque do Bacacheri, onde populares denunciaram atos de vandalismo. “A Guarda Municipal vem conquistando simpatia com sua ação em favor da sociedade”, diz Mario Celso. Segundo o delegado Michelotto, muitos guardas que estavam lotados num mesmo local estão sendo realocados, sempre mantendo um trabalho em dupla, visando melhor segurança.