Centro para gestantes usuárias de drogas terá recurso federal

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2015 14h50, última modificação 29/09/2021 10h00

“Em dois meses o dinheiro para viabilizar o Centro de Atendimento a Gestantes Usuárias de Drogas, que vai cuidar das mães e dos bebês, estará disponível”, antecipou Noemia Rocha (PMDB) durante a sessão plenária desta terça-feira (31), na Câmara de Vereadores. “Participei de uma reunião da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Márcia Fruet, com o secretário nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Vittore Maximiano. Um convênio entre os órgãos vai tirar do papel essa ideia”, comemorou Noemia.

Dois anos atrás, a criação do Centro de Atendimento a Gestantes Usuárias de Drogas foi sugerido à Prefeitura de Curitiba pela parlamentar (401.00001.2013). “Eu estou muito feliz e realizada com esta notícia, tanto que até poderia deixar a Câmara Municipal”, brincou Noemia Rocha. “Lembro que quando levei essa ideia até a primeira-dama, Márcia Fruet, ela ficou feliz pois enfrentava esse problema no atendimento da população em situação de rua”, relatou.

“A viabilização do Centro de Atendimento a Gestantes Usuárias de Drogas é algo inédito no Brasil e o secretário nacional cogitou estender a iniciativa para outras cidades”, continuou Noemia Rocha, que destacou o fato de o centro também reunir cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. Valdemir Soares (PRB), presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack, elogiou o resultado da reunião, mas insistiu que Noemia Rocha “dê continuidade ao trabalho, insista, para garantir que o projeto saia do papel”.

Soares reclamou de o programa federal “Crack, É Preciso Vencer”, lançado em 2011 e que deveria ter investido R$ 4 bilhões em políticas públicas para o setor, “ter sido cortado pela metade”. “Nós fazemos centenas de reuniões, então tem que insistir para dar certo. É trabalho de força-tarefa”, disse. O parlamentar também queixou-se da extinção da Secretaria Municipal Antidrogas, em 2013.

A vereadora preferiu divulgar duas novas ações relacionadas à FAS a discutir os tópicos levantados por Soares. Noemia Rocha comentou o lançamento do ônibus InterVidas, que abordará dependentes químicos com opções de tratamento, e o novo trailer do Consultório de Rua, que leva exames de saúde, atendimento médico e odontológico a moradores de rua. “É um trabalho incrível da Márcia Fruet, que não se vê na mídia. Ela possui carinho especial por essas pessoas”, disse Noemia.