Centro para gestantes usuárias de drogas terá recurso federal
“Em dois meses o dinheiro para viabilizar o Centro de Atendimento a Gestantes Usuárias de Drogas, que vai cuidar das mães e dos bebês, estará disponível”, antecipou Noemia Rocha (PMDB) durante a sessão plenária desta terça-feira (31), na Câmara de Vereadores. “Participei de uma reunião da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Márcia Fruet, com o secretário nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Vittore Maximiano. Um convênio entre os órgãos vai tirar do papel essa ideia”, comemorou Noemia.
Dois anos atrás, a criação do Centro de Atendimento a Gestantes Usuárias de Drogas foi sugerido à Prefeitura de Curitiba pela parlamentar (401.00001.2013). “Eu estou muito feliz e realizada com esta notícia, tanto que até poderia deixar a Câmara Municipal”, brincou Noemia Rocha. “Lembro que quando levei essa ideia até a primeira-dama, Márcia Fruet, ela ficou feliz pois enfrentava esse problema no atendimento da população em situação de rua”, relatou.
“A viabilização do Centro de Atendimento a Gestantes Usuárias de Drogas é algo inédito no Brasil e o secretário nacional cogitou estender a iniciativa para outras cidades”, continuou Noemia Rocha, que destacou o fato de o centro também reunir cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. Valdemir Soares (PRB), presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack, elogiou o resultado da reunião, mas insistiu que Noemia Rocha “dê continuidade ao trabalho, insista, para garantir que o projeto saia do papel”.
Soares reclamou de o programa federal “Crack, É Preciso Vencer”, lançado em 2011 e que deveria ter investido R$ 4 bilhões em políticas públicas para o setor, “ter sido cortado pela metade”. “Nós fazemos centenas de reuniões, então tem que insistir para dar certo. É trabalho de força-tarefa”, disse. O parlamentar também queixou-se da extinção da Secretaria Municipal Antidrogas, em 2013.
A vereadora preferiu divulgar duas novas ações relacionadas à FAS a discutir os tópicos levantados por Soares. Noemia Rocha comentou o lançamento do ônibus InterVidas, que abordará dependentes químicos com opções de tratamento, e o novo trailer do Consultório de Rua, que leva exames de saúde, atendimento médico e odontológico a moradores de rua. “É um trabalho incrível da Márcia Fruet, que não se vê na mídia. Ela possui carinho especial por essas pessoas”, disse Noemia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba