Centro Cultural oferece curso de Relações Sociais

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2012 18h35, última modificação 16/08/2021 15h11
Jovens poderão realizar, no Centro Cultural Vilinha do Bairro Alto, um curso básico de Relações Sociais. A iniciativa é gratuita e voltada para quem tem entre 15 e 18 anos de idade, pois possui disciplinas para desenvolver a confiança dos participantes e ajudá-los na escolha de uma profissão adequada com a personalidade de cada um. “Serão ofertadas  noções gerais  de relações sociais  que possam capacitar  toda essa garotada que busca oportunidade de emprego e renda”, disse o vereador Jair Cézar (PSDB), cuja atuação parlamentar resultou na inauguração do espaço cultural em 2010.
Jair Cézar entende que projetos de capacitação profissional são importantes, pois os jovens enfrentam novos desafios decorrentes das “transformações socioculturais em andamento”. O curso terá duração de 2 meses e as vagas são limitadas.  Aos interessados, também haverá disciplinas de noções de moda, postura, recepção de convidados e etiqueta social aplicada no dia a dia,  convívio do lar, trabalho e escola.
A construção do novo espaço foi proposta por Jair Cézar e autorizada pelo então prefeito Beto Richa em março de 2010. À época, Richa afirmou que o projeto “valoriza o primeiro ponto de chegada dos portugueses que descobriram Curitiba e formaram a nossa cidade”. Foram investidos mais de R$ 500 mil. Jair Cézar defendeu no governo federal investimentos na obra e foi obtido o apoio do Ministério do Turismo.
História
O Centro Cultural e Turístico da Vilinha marca a história do povoado do Bairro Alto, dentro do Parque Histórico da Vilinha, às margens do rio Atuba. A Vilinha foi construída no local onde se instalaram os primeiros colonizadores de Curitiba, no século XVII. Depois de um acordo com os indígenas que viviam próximos ao local, os portugueses assentaram-se na região onde hoje é o Marco Zero da cidade, na Praça Tiradentes.