Centenário de escritor é lembrado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h23

Atendendo convite da vereadora Nely Almeida (PSDB), a tribuna livre da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (02) foi ocupada pela professora e escritora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, que falou do centenário de nascimento do pesquisador, professor e escritor paranaense David Carneiro. “Historiador e pesquisador conhecido nacionalmente, relatou como ninguém e por muitos anos a história de Curitiba e do Paraná, com raro brilhantismo. Alguns dos momentos mais importantes da história, como o Cerco da Lapa, foram retratados com riqueza de detalhes em diversas obras, num trabalho incansável de pesquisa”, lembrou a professora.
“Ao longo de seus 86 anos de vida, David Carneiro preocupou-se em divulgar a nossa história, nossa gente, momentos inesquecíveis do nosso dia a dia, sempre através de fontes confiáveis, não esquecendo nossas personalidades mais importantes, levando para muito além de nossas fronteiras a história do Paraná”. Nascido em Curitiba, em março de 1904, republicano convicto, foi ainda presidente do Clube Curitibano, onde realizou obras importantes para o crescimento do tradicional.
Deixou obra vastíssima, entre livros e objetos, e realizou centenas de conferências, divulgando a história do Paraná. Sua biblioteca abrigou o que de melhor existia em suas áreas de interesse. Segundo relato da professora Clotilde, “David Carneiro era incansável na busca de relatos sobre a nossa história, como, por exemplo, a vinda de dom Pedro II ao Paraná”.