Censo com deficientes pode garantir a inclusão

por Assessoria Comunicação publicado 23/08/2010 17h40, última modificação 30/06/2021 10h45
“Quem é a pessoa com deficiência em Curitiba?” O questionamento é do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que sugere a implantação do Programa Censo Inclusão. A ideia do parlamentar é identificar o perfil socioeconômico do portador de deficiência e mobilidade reduzida e consequente mapeamento para o direcionamento de políticas públicas que atendam às necessidades do segmento.
Ao apresentar o projeto no Legislativo, Derosso argumenta que “levantamento estatístico ao qual temos acesso é o Censo do IBGE. A pesquisa, entretanto, apresenta lacunas porque é feita por amostragem aproximada a cada 10 anos, de modo que não há número atualizado.” A proposta é realizar o Censo Inclusão a cada quatro anos.
Atenção especial
O presidente da Câmara diz que “se trata de população expressiva dependente de atenção especial para sua inclusão. O projeto é sensível nesse sentido porque justifica a necessidade de se obter o mapeamento da real situação das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A medida permitirá ao poder público o planejamento e a implantação de políticas mais dirigidas a esse segmento”, conclui.