CCJ debate proibição de cobrança de estacionamento em faculdades
Nesta terça-feira (9), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa 12 projetos de lei protocolados na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Entre eles está a proposta de Professor Euler (PSD) para proibir instituições de ensino superior a cobrarem, de funcionários e alunos em horário de aula, pelo uso do estacionamento (005.00019.2019). A reunião do colegiado inicia às 15h e acontece na Sala das Comissões, no subsolo do Palácio Rio Branco.
Segundo Euler, a prática lesa os estudantes que, ao contratarem o serviço de educação, precisam também pagar pelo serviço de estacionamento dentro dos domínios territoriais da instituição de ensino. Para Euler, é “latente o atrelamento dos serviços, ofertados de maneira concorrente, pela falta de oferta alternativa e suficiente de vagas de estacionamento, assim entendido como aquele na própria instituição de ensino ou em via pública, residindo nisso a "venda casada", ainda que velada, o que gera abuso de direito, em detrimento da função social da educação e da principiologia consumerista e civilística”. Em março, o vereador promoveu uma audiência pública no Legislativo para debater o tema (leia mais).
Outra proposta em análise é de Mestre Pop (PSC) e diz respeito à obrigatoriedade de supermercados, hortifrútis e feiras a destinar para a compostagem restos vegetais impróprios para o consumo humano (005.00024.2019). A intenção do parlamentar é criar, na capital, uma rede de logística reversa em que frutas e legumes que iriam para o lixo sejam usados como adubo para a produção de alimentos orgânicos.
Toda a pauta da CCJ pode ser conferida no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Integram a comissão os vereadores Julieta Reis (DEM), presidente, Osias Moraes (PRB), vice, Alex Rato (PSD), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Maria Manfron (PP) e Pier Petruzziello (PTB).
Outras comissões
Na terça, às 8h, haverá reunião da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Entre as 13 proposições da pauta está o projeto do Executivo, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), para revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo (005.00105.2018). Uma consulta pública sobre o tema está disponível à população, confira aqui.
À tarde, a partir das 14h, estarão reunidos os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Turismo para debater os 15 projetos que constam na pauta do colegiado. De iniciativa de Julieta Reis (DEM), consta na pauta a inclusão das atividades de caricaturista e de retratista instantâneo entre os artistas de rua (005.00023.2019). Ambas as reuniões acontecem na Sala das Comissões, no subsolo do Palácio Rio Branco.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba