CCJ analisa prorrogar início de vigência do novo Zoneamento
por claudia.kruger
—
publicado
13/04/2020 20h54,
última modificação
13/04/2020 20h54
Colaboradores: filipi.oliveira
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
As reuniões serão transmitidas em tempo real no canal da CMC no YouTube.
Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza três reuniões virtuais de comissões. Os encontros online são decorrentes das medidas restritivas adotadas pelo Legislativo para evitar o contágio com o novo coronavírus, causador da covid-19. As reuniões serão transmitidas em tempo real no canal da CMC no YouTube e as pautas podem ser conferidas no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).
Nesta terça-feira (14), a partir das 15 h, os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) devem dar parecer a cinco projetos de lei. Entre eles, está a proposta da Prefeitura para adiar de 10 de abril para até o dia 10 de agosto a data para entrar em vigência o novo Zoneamento (lei municipal 15.511/2019). De acordo com o Executivo, isso permitirá ao Município concentrar esforços no combate ao novo coronavírus (005.00058.2020).
Segundo a mensagem assinada pelo prefeito Rafael Greca, poderá a prefeitura regulamentar procedimentos para efetivação da lei, mas que, neste momento, o foco do funcionalismo está voltado ao atendimento da situação de emergência da cidade. “Outro aspecto significativo é relativo à necessária redução de servidores em virtude do isolamento obrigatório, fato este apto a obstar a confecção das medidas necessárias à efetiva entrada em vigor da lei”, argumenta.
Outra proposta que será analisada pela CCJ é iniciativa do vereador Rogério Campos (PSD) e trata da conscientização contra a disseminação de fake news (005.00001.2020). De acordo com o autor, devem ser realizadas anualmente, no mês de setembro, ações para combate e contenção de notícias falsas. Entre as atividades elencadas estão debates, rodas de conversas e propostas educativas em locais de fácil acesso da comunidade, para conscientizar a população sobre os malefícios de produzir, propagar e reproduzir informações incorretas.
A Comissão de Constituição e Justiça é formada pelos vereadores Julieta Reis (DEM), presidente, Pier Petruzziello (PTB), vice, Alex Rato (Patriota), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dalton Borba (PDT), Dr. Wolmir Aguiar (Republicamos), Noemia Rocha (MDB) e Osias Moraes (Republicanos).
Patinetes
Na quarta-feira (15), em reunião agendada para 14h30, a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI analisa quatro proposições. Uma delas, iniciativa de Jairo Marcelino (PSD), proíbe a circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba (005.00095.2019). Segundo a proposta, o Executivo fica responsável por definir as penalidades a serem aplicadas a quem descumprir a norma. De acordo com Marcelino, é preciso criar um regramento sobre o uso do equipamento como item de mobilidade, já que também devem ser preservados o direito e a segurança dos pedestres. Caso aprovada e sancionada, a norma entra em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município.
Ainda na quarta-feira, às 15h30, se reúnem os integrantes da Comissão Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos. A pauta, que deve ser publicada com pelo menos 24 horas de antecedência, poderá ser conferida no Sistema de Proposições Legislativas. O colegiado de Urbanismo é formado pelos vereadores Mauro Bobato (Pode), Serginho do Posto (DEM), vice, Bruno Pessuti (Pode), Cristiano Santos (PV) e Toninho da Farmácia (DEM). Já Meio Ambiente conta com Bruno Pessuti (Pode), presidente, Marcos Vieira (PDT), vice, Fabiane Rosa (PSD), Geovane Fernandes (Patriota) e Katia Dittrich (Solidariedade).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba