Catarinense vai receber a cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 25/08/2006 17h50, última modificação 11/06/2021 07h32
Lando Rogério Kroetz será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A sessão solene está marcada para o dia 1º de setembro, às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco. A honraria, segundo o autor da iniciativa, vereador Aldemir Manfron (PP), será entregue em reconhecimento à sua referência em termos de docência para as universidades e grande colaborador da diocese, com ênfase para o trabalho de evangelização e auxílio às paróquias em diversos bairros da cidade.
Kroetz é nascido em Porto União (SC). Seus estudos iniciaram no Colégio Santos Anjos. Em 1968, ingressou no curso superior na Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União de Vitória. Estudou também na Escola de Diáconos do Regional Sul 3 “Santo Estevão” (RS). Foi diácono permanente da Diocese de Caçador, Paróquia de Porto União, em 1970. Chegou em Curitiba em 1974 e fez pós-graduação em História Econômica no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. É mestre em História pela UFPR, com defesa da dissertação Estradas de Ferro em Santa Catarina. Também é pós-graduado em História Econômica na Universidade São Paulo e doutor em História, com defesa da tese “As estradas de ferro do Paraná”. Exerceu atividades políticas, sendo vereador por duas legislaturas na Câmara de Porto União.
Referência
Em Curitiba, tem muitas participações em encontros, cursos e bancas, onde se tornou pessoa de currículo invejável. “Humilde e cristão, o amigo Lando sempre tem uma palavra de acalanto, de conforto e gratidão, ajudando crianças, jovens e idosos na busca de seu interior, na orientação de novos casais que buscam a bênção divina para sua união e, também, para as famílias que perdem seu entes. Nunca deixa de lhes garantir confiança no novo amanhã”, argumenta Manfron.