Catalogação de nascentes d'água tem parecer favorável

por Assessoria Comunicação publicado 05/10/2011 17h00, última modificação 12/08/2021 08h55
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal deu parecer favorável a projeto de lei para a catalogação e registro das nascentes dágua de Curitiba. A reunião do grupo foi na tarde desta quarta-feira (5), na sala das Comissões. Participaram os vereadores Jonny Stica (PT), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Beto Moraes (PSDB) e Julieta Reis (DEM).
A proposta das nascentes é do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). De acordo com o texto, este cadastro deverá acontecer nas propriedades públicas e particulares, para que seja possível acompanhar como está a preservação do local.
Nesta catalogação deverão constar detalhes como características geográficas e demográficas do local, altitude da nascente, tipo de vegetação e dados da propriedade e do titular.
De acordo com o projeto, o proprietário deverá tomar todas as medidas necessárias para recuperar e conservar o local e a vegetação. A ideia é que a cada semestre seja apresentada a catalogação completa e o registro de todas as nascentes do município.
Ecopontos
Também obteve parecer favorável o projeto de lei que cria os ecopontos, destinados a receber entulhos das residências. A proposta também é do presidente da Casa, para que a população tenha uma alternativa para descartar restos de construção, pedras, tijolos, telhas, poda de árvore e móveis usados.
Os ecopontos, de acordo com o texto, serão gerenciados e financiados pela iniciativa privada em parceria com o poder público. O objetivo é evitar que entulhos sejam descartados em vias públicas, terrenos baldios, áreas verdes e até mesmo em rios e córregos.