Carvalho fala sobre obras para o Mundial

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2009 18h40, última modificação 24/06/2021 08h46
Luiz de Carvalho, secretário municipal de Relações Políticas e Institucionais da prefeitura de Curitiba, falou na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (3), sobre as obras que vão preparar a cidade para receber a Copa de 2014. O Paraná, segundo ele,  tem condições de receber também jogos das oitavas e quartas-de-finais da Copa, além do centro de mídia oficial da Fifa. Curitiba deve estar pronta também, em dezembro de 2012, para pleitear a Copa das Confederações, marcada para junho de 2013.
Carvalho, que se manifestou orgulhoso em relação à escolha da cidade,  disse que a “administração municipal deve contar com a liderança do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), e do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), para encaminhar a aprovação de projetos importantes atrelados à adequação da cidade.” O secretário se referiu,  principalmente,  a projetos de ordem tributária e fiscal. Adiantou que as secretarias de Planejamento e Turismo estão ultimando outros projetos incluídos nesta modificação essencial para viabilizar o campeonato.
Mídia
A torcida é para que Curitiba sedie o centro de transmissões da Copa, de onde serão transmitidas as imagens da competição para todos os países, através de  grande estrutura, com investimentos em tecnologia. O centro de transmissões traria à cidade milhares de técnicos, jornalistas e formadores de opinião.
PAC da Copa
Carvalho ainda fez explicações sobre o  PAC da Copa, que deve  acelerar  procedimentos para receber  recursos necessários ao pacote de obras previsto no projeto entregue à Fifa. Esse investimento representa mais de R$ 400 milhões em  projetos para novas trincheiras, viadutos, binários de trânsito, ciclovias e outras obras para melhorar ainda mais a mobilidade urbana, a acessibilidade e a qualidade de vida em Curitiba. São modificações consideradas pelos vereadores como “excelentes para todos, porque  trarão benefícios permanentes.”
Os vereadores Mario Celso, presidente da comissão da Câmara que acompanha este processo seletivo de Curitiba para a Copa 2014; Algaci Tulio (PMDB) e Pedro Paulo (PT) vão acompanhar, na próxima semana (dias 8, 9 e 10), no Rio de Janeiro, seminário promovido pela CBF e, no dia 17, participam em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de reunião com as cidades-sede, para definir questões do evento.
O secretário, que ainda fez ponderações sobre o curto prazo de preparativos para o evento, lembrou que esta é uma “ação compartilhada pelos governos federal, estadual e municipal visando um bem comum.”