Carla Pimentel participa de entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2013 15h45, última modificação 21/09/2021 09h37

A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba, Carla Pimentel, participou da entrega da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos, da secretaria nacional da pasta, entregue pela presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira (12), em Brasília.  Dilma destacou em seu discurso que,  “os 25 agraciados com este prêmio, são pessoas que  se empenharam em batalhas contra o preconceito, a miséria, o abuso de poder, a violência, a exploração sexual, o trabalho escravo e infantil”.

Entre os premiados, Carla Pimentel destaca Maria da Penha, que ficou paraplégica ao ser agredida pelo marido e só 19 anos depois conseguiu a condenação do criminoso. A lei sancionada há sete anos, e que leva o seu nome, pune com mais rigor os autores de violência doméstica. “Maria da Penha é um grande exemplo de mulher. Uma guerreira que hoje luta para que mulheres que passam por situação semelhante, sejam acolhidas e protegidas”, disse a parlamentar.

Na solenidade de premiação, a presidente assinou um decreto que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.  Ela enfatizou a importância de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, que morreu na semana passada, aos 95 anos, após uma vida de luta pela cultura da paz. “Falar de Mandela é remeter à resistência contra todo tipo de opressão, à capacidade de união de um povo, de um líder que ajudou a construir um país livre através do seu exemplo”, afirmou Dilma.