Cardiologista será Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 08/03/2007 16h40, última modificação 15/06/2021 09h26
Professor titular do Centro de Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e cardiologista dos hospitais de Clínicas e Santa Casa, o médico Francisco Diniz Affonso da Costa vai receber a maior comenda do município. Será Cidadão Honorário de Curitiba, por indicação da vereadora Nely Almeida (PSDB).
O projeto de lei apresentado pela parlamentar no ano passado foi aprovado nesta semana, em votação unânime. O trabalho e a dedicação do médico, que assumiu a direção técnica do laboratório de engenharia de tecidos da PUC-PR, foi reconhecido pela maioria dos vereadores. A autora do projeto enalteceu a técnica cirúrgica cardíaca do médico, que já recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, desde que iniciou sua residência médica em 87, no setor de cirurgia torácica e cardiovascular do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Para a vereadora Roseli Isidoro (PT), que teve oportunidade de vivência profissional com Francisco Costa, no Hospital de Clínicas, “o título é extremamente merecido pelo brilhante trabalho que desenvolve e pelo respeito adquirido ao longo dos anos em competente atuação em centros cirúrgicos norte-americanos e canadenses”. Na visão de Elias Vidal (PDT), “é importante prestigiar e reconhecer o trabalho anônimo do médico responsável pela substituição da vala aórtica por auto-enxerto pulmonar, em mais de 70 pacientes, com resultados clínicos comprovados”.
O médico Francisco Costa nasceu na cidade de Düsseldorf, Alemanha, e foi registrado cidadão brasileiro pelo Consulado do Brasil em Düsseldorf. Estudou na Universidade Federal do Paraná, onde concluiu o curso de medicina em 1982, assumindo de imediato a monitoria da disciplina de Cirurgia Torácica e Cardiovascular.