Capoeira pode ser incluída nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2008 17h15, última modificação 22/06/2021 07h45
Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a inclusão optativa dos conteúdos teórico e prático da capoeira entre as atividades curriculares da disciplina de educação física nas escolas da rede municipal de ensino. Pela proposta, a Secretaria Municipal da Educação deverá fomentar, também de forma optativa, a prática da modalidade em suas atividades extra-curriculares, incluindo o contraturno.
Segundo o vereador Mestre Déa (sem partido), autor da iniciativa, “na valorização sociocultural da capoeira está o resgate da auto-estima, da cultura e da ancestralidade, principalmente de negros, que são os que mais sofrem com o preconceito e a violência. Portanto, o estudo teórico e a prática do jogo de capoeira são fundamentais para a formação da cultura afro-brasileira, trabalhando a questão da etnia e cidadania, desde o início da formação educacional.”
Aprendizado
O parlamentar destaca, ainda, que o objetivo principal da inclusão da capoeira no ensino fundamental é o de atingir a consciência do aluno, ajudando na formação de seres humanos capazes de saber lidar com as diferenças, tornando-se mais livre de preconceitos e também mais tolerantes.
Para Mestre Déa, “reconhece-se que o Brasil é um canteiro de miscigenações, de variadas raças e culturas. Entretanto, pouco se tem dado espaço ao conhecimento da formação afro-brasileira. A capoeira na escola é uma opção que, além de despertar a atenção por ser agradável como verdadeiro samba de roda, funciona como conduto disciplinador, um instrumento pedagógico rico e maleável.”
O vereador explica que a capoeira desenvolve no aluno a aprendizagem cognitiva por toda a ludicidade e multiplicidade que possui e que também desenvolve agilidade, resistência, equilíbrio e coordenação. A capoeira já está incluída em 20 universidades e cidades como Campinas (SP), Florianópolis (SC), Barra Mansa (RJ), Meruoca (GO) e Maringá, onde faz parte do currículo no ensino fundamental.