Servidores participam de capacitações e campanhas no mês de outubro
Palestra com o tema "Improbidade administrativa" foi conduzida pelo promotor de Justiça Ivan Barbosa Mendes. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Dentro das ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no mês de outubro, a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel promoveu eventos de capacitação voltados a servidores, assessores parlamentares, estagiários e vereadores. O primeiro, no dia 6, foi uma palestra com o tema "Improbidade administrativa", conduzida pelo promotor de Justiça Ivan Barbosa Mendes, coordenador do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público do Paraná (MPPR). A atividade também foi aberta à comunidade.
Durante o mês, foi concluído o curso de Orçamento Público, iniciado em setembro. A capacitação contou com quatro encontros, nos dias 21 e 28 de setembro e nos dias 5 e 19 de outubro. O curso foi ministrado pelo doutor e mestre em Contabilidade Saulo Silva Lima Filho.
Já na manhã do dia 20 de outubro, a Controladoria do Legislativo (Conlegis) e a Escola do Legislativo realizaram a palestra “Compliance: relevância e propósito em organizações públicas e privadas”, com Vicente Loiácono Neto, diretor de governança, risco e compliance da Copel. Foram abordados temas como a importância do compliance como uma ferramenta de enfrentamento às irregularidades e de promoção e fortalecimento da transparência, da ética, da conformidade organizacional e da democracia.
>> Saiba mais:
-
Servidores têm capacitações sobre orçamento e desafios do mandato
-
Improbidade administrativa é tema de palestra na Câmara de Curitiba
Outra atividade desenvolvida pela Escola do Legislativo foi a palestra “Vocação: Somos chamados para quê?”, com o diretor-geral Glauco Machado Requião. Realizado na manhã do dia 25, o bate-papo foi voltado aos estagiários de Ensino Médio e do Colégio Guarda Mirim do Paraná, dentro do Programa Jovem CMC. “Precisamos despertar nas pessoas o protagonismo. Elas precisam compreender que são as únicas responsáveis por tudo o que fazem e escolhem. Afinal, cada escolha em nossas vidas é um momento onde atribuímos valores às possibilidades”, declarou Requião.
Câmara promove tarde de brincadeiras para o Dia das Crianças
Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu a Festa das Crianças, no dia 9. Os servidores da Casa foram convidados a levar os filhos para participar de atividades como jogos de tabuleiro e piscina de bolinhas, pintura artística no rosto e oficina de artes.
“A gente já veio nas outras edições, mas esta está especial", elogiou a servidora Mirella Ferraz, do gabinete do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). "[As crianças] curtem essa coisa de vir no trabalho da mamãe. O problema é que vão achar que aqui a gente não trabalha, só brinca", riu a assessora.
Luciane Cristiana da Silva Pereira, servidora do gabinete de Sidnei Toaldo (Patriota), também gostou da ideia. “Eu acho bem legal, porque além de eles poderem conhecer o nosso ambiente de trabalho, eles se divertem. Este é o segundo ano que ela vem, ela gosta bastante", contou. "Quando eu passo aqui, ela já vê a Câmara e fala ‘o trabalho da mamãe’. Eu acho bem legal essa integração com as crianças, a gente se diverte junto", concluiu.
“Os servidores gostaram, porque é um dia que você traz o seu filho para passar aqui na Câmara, leva no seu gabinete, leva no setor”, afirmou Hamilton Junior, coordenador da área de Gestão de Pessoas da Casa e presidente da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC). Neste ano, contou Junior, “a gente teve o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, eles trouxeram uma equipe de monitores e os brinquedos. Em contrapartida, a associação também locou brinquedos infláveis”. “Mas a ideia disso é que a gente possa proporcionar um dia com as nossas crianças, nossos filhos, nossos netos - eu que sou avô já também -, que a gente possa trazê-los para passar o dia com a gente aqui na Câmara”, finalizou.
Vereadores de Curitiba apoiam a campanha Outubro Rosa
Em apoio à campanha de prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa, os vereadores e servidores da Câmara foram vestidos de rosa no dia 17. Como parte da ação, o ônibus do Hospital Erasto Gaertner esteve em frente ao Anexo 1 da Câmara, no dia 18 de outubro, para realizar orientações sobre o autoexame de mama e os cuidados com o colo uterino. A atividade foi promovida pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO).
>> Saiba mais:
-
Prevenção do câncer: Hospital Erasto Gaertner e Câmara de Curitiba se unem pelo Outubro Rosa
-
CMC apoia campanha Outubro Rosa; ônibus do Erasto atende nesta quarta
Semana Lixo Zero conscientiza sobre a importância da reciclagem
Como parte da campanha Semana Lixo Zero, a Câmara promoveu oficinas de compostagem com a bióloga Morgana Souza, do Instituto de Educação Ambiental Amigos de Gaia. As práticas foram realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, com a participação de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Herley Mehl e do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sesi.
O Programa Jovem CMC participou da programação da semana de conscientização, na manhã do dia 25, com a palestra “Lixo Zero: Educação pela Reciclagem”, ministrada pela cofundadora do Paraná Lixo Zero, Flávia Sotto Maior. A campanha foi encerrada no dia 26, com a distribuição de biofertilizantes produzidos por composteiras implantadas na própria Casa.
>> Leia também:
Palácio Rio Branco: iluminação destacou Outubro Rosa e conflito em Israel
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba