Cantora Alcione e desembargadora do TJ são cidadãs honorárias

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 26/02/2021 12h55, última modificação 26/02/2021 13h27
Ao todo, 21 mulheres foram homenageadas pelo mandato de Maria Leticia em sessão solene nesta quinta-feira.
Cantora Alcione e desembargadora do TJ são cidadãs honorárias

A desembargadora Lenice Bodstein recebeu, das mãos de Maria Leticia, o título de Cidadã Honorária de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em sessão solene na tarde desta quinta-feira (25), intitulada Inspirações Curitibanas, a cantora Alcione e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) foram homenageadas com a Cidadania Honorária de Curitiba. Além delas, outras 19 mulheres foram homenageadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) por suas trajetórias e contribuição para na defesa dos seus direitos e da igualdade de gênero. A iniciativa foi do gabinete parlamentar de Maria Leticia (PV). 

Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (Cevid / TJ-PR) desde 2016, Lenice Bodstein é natural do Rio de Janeiro (RJ) e veio para a capital paranaense na década de 1970. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito de Família e Atualizações em Processo Civil e Mediação Familiar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Direito Constitucional pela Escola de Magistratura do Paraná (EMAP), a homenageada já coordenou a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, um mutirão estadual que promove a celeridade da prestação jurisdicional nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. 

O título de Cidadania Honorária à desembargadora do TJ-PR foi aprovado pela CMC em junho de 2020 como uma forma de reconhecer sua relevância para a luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Maria Leticia é uma incansável defensora dos direitos da mulher e da igualdade de gênero. A generosidade deste título, que divido com todas as mulheres da cidade de Curitiba, constitui um dos momentos mais significativos da minha trajetória. Aqui constituí família, que me trouxe a razão de viver”, disse Bodstein, em agradecimento à honraria, que recebeu das mãos da vereadora. 

Para a desembargadora, a homenagem é um momento histórico da sua vida, dividido com outras líderes mulheres. “Louvo a Deus, que não tem gênero nem identidade terrena. Esse momento eu louvo o que me faz viver essa emoção, com mais humilde agradecimento pela vida e pela oportunidade de ser mulher, de ser filha, de ser mãe, de ser irmã e ter a melhor equipe de trabalho que uma magistrada pode ter”, completou, ao reforçar que se soma às demais homenageadas na busca pela igualdade de gênero. “Sou a 20ª juíza do Tribunal de Justiça do PR. Dos 124 desembargadores, 25 são mulheres. Portanto ainda não assumimos nossos espaços. Esse exemplo se repete em todos os nossos órgãos institucionais, parainstitucionais, empresariais”. 

Marrom”
A cantora e compositora Alcione Dias Nazareth, carinhosamente chamada de "Marrom", também foi homenageada por Maria Leticia. O título de Cidadã Honorária de Curitiba à chamada Rainha do Samba foi aprovado pelos vereadores em agosto do ano passado. Natural de São Luís (MA), ela começou a se apresentar aos 12 anos de idade por influência do pai, José Carlos Dias Nazareth. Aos 18 anos se formou como professora primária, passando a se dedicar à música com mais afinco aos 20. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1972. 

Alcione já conquistou o Grammy Latino, na categoria "Melhor Álbum de Samba/Pagode", em 2003, e o Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora de Samba, em 2015, dentre outros reconhecimentos. É de sua autoria música em homenagem à Lei Maria da Penha, que foi exibida durante a solenidade desta quinta-feira. Marrom não pode participar da entrega da homenagem devido a problemas de saúde, mas foi representada na ocasião pela pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, Mariana Lopes, uma das organizadoras de um evento beneficente com a participação da cantora. 

“Alcione está feliz por receber a homenagem, advinda de um projeto tão importante que foi a feijoada, em 2019. Tudo que foi arrecadado na feijoada foi revertido à Casa da Mulher Brasileira [Marrom não cobro cachê para realizar um show durante o evento, em prol da proteção da mulher contra a violência doméstica]. Foi um momento importante para todas as mulheres de Curitiba, estivemos juntas pelo fim da violência, que já em 2019 era uma pandemia para nós. Que a gente possa seguir inspirando e mudando a vida das mulheres, assim como a Alcione tem feito”, disse Mariana Lopes. 

Mais homenagens
Esta foi a terceira edição da solenidade Inspirações Curitibanas. Além de Alcione e Lenice Bodstein, Maria Leticia também entregou votos de congratulações e aplausos e outros prêmios a outras 19 personalidades femininas. “Temos o dever, enquanto legisladores, de dar visibilidade ao trabalho e vida de mulheres que tem levado Curitiba a ser uma cidade menos desigual, mais sustentável, mais sensível para as questões relevantes”, disse a vereadora. “Este prédio histórico [o Palácio Rio Branco, onde são realizadas as sessões ordinárias e solenes da CMC] é próximo a uma praça e a ruas que homenageiam homens. Estamos cercados pela expressão colossal e sempre constante da disparidade de gênero. Essa disparidade se confirma também em um plenário constituído apenas por 20% de mulheres, somos 8 de 38 [vereadores]”, frisou.

Ainda segundo a vereadora, sua decisão de entrar para a política aconteceu por saber “o quão relevante é termos, nós, mulheres, olhos, ouvidos e vozes participando das decisões que impactam a vida na cidade, no estado e no país”. “Desejo que mais e mais mulheres sejam representadas, protegidas e ouvidas. Que todas possam expandir sua presença nos mais diversos espaços da nossa sociedade. Sonho com o dia em que teremos nossos direitos garantidos, livres de todo tipo de medo, risco ou preconceito”, completou Maria Leticia.

Inspirar é exercer influência sobrenatural. Cada mulher homenageada hoje presta sim uma influência sobrenatural a nossa vida. Que sigamos, como diz Cora Coralina, plantando flores e quebrando pedras”, finalizou Mariana LopesA solenidade ainda contou com a participação do presidente do TJ-PR, José Laurindo de Souza Netto, que acompanhou a homenagem pelo YouTube da CMC, junto com juízes auxiliares da presidência, a secretaria e diretores de departamento do tribunal. 

Também participaram da sessão solene: defensores públicos gerais do Estado, Eduardo Abraão e Eduardo Ortiz; da secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fernanda Marchione; de Sabta de Souza, ex-ouvidora Geral da Defensoria Pública do Paraná; e da poetisa, musicista e escritora Luci Collin, entre outros convidados. À presidência da CMC, o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, presidente da 11ª Câmara Cível do Egrégio do TJPR, encaminhou ofício parabenizando a Casa pela homenagem à colega magistrada, Lenice Bostein. 

Conheça as outras homenageadas: 

  • Adriana Salom Filippetto - Prêmio Servidor Público Padrão: diretora do Centro de Educação Infantil - CEI Bela Vista do Paraíso, educadora física e pós-graduada em Administração Pública e Gestão de Pessoas. Também é presidente da ONG Mais Marias, em defesa das mulheres, contra a violência doméstica. 

  • Camila Prestes - votos de congratulações e aplausos: médica especialista em Ginecologia Obstetrícia, Endoscopia Ginecológica e Ciências da Fisiologia Humana, por sua atuação médica humanizada no atendimento a mulheres. 

  • Caroline Busatto - votos de congratulações e aplausos: pelo trabalho de referência na Nova Economia e como co-líder do movimento Dona de Mim de equidade de gênero. 

  • Cássia Damasceno - votos de congratulações e aplausos: atriz, recebeu o Kikito de Melhor Atriz em Curta-Metragem e integra a equipe da companhia brasileira de teatro há 13 anos, sendo sete deles na direção de produção. 

  • Daiana Lopes - Prêmio Profissional do Ano: co-fundadora e gestora do espaço criativo e colaborativo Casa 102, que reúne cerca de 50 profissionais de áreas criativas e marcas locais. 

  • Eneida Desiree Salgado - Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos: professora de Direito da UFPR, fundou o Grupo Política por/de/para Mulheres, que promove, junto à universidade, formação política de mulheres, de forma gratuita, didática e dialética.

  • Fernanda Baglioli Pereira - votos de congratulações e aplausos: por sua atuação no Projeto Xis, fundado por ela, um “experimento social de amor” que amplia o acesso de diferentes grupos ao autoconhecimento e à espiritualidade. 

  • Fernanda de Loyola Paludo - votos de congratulações e aplausos: atua no fomento ao consumo local e consciente; em suas redes sociais, cria e compartilha conteúdos sobre moda sustentável, consumo local e marcas autorais. 

  • Janine Mathias - votos de congratulações e aplausos: cantora, cuja voz resgata a ancestralidade e a autoestima da mulher negra. 

  • Luciana Tavares - votos de congratulações e aplausos: co-fundadora da Tútan Casting, agência que tem a missão de ampliar a presença de pessoas negras no mercado de trabalho, além de promover inclusão social na moda. 

  • Maitê Honczaryk Lenz - votos de congratulações e aplausos: médica generalista, na área de Medicina Preventiva e Integrativa; trabalhando com o equilíbrio físico, metabólico, mental e espiritual de seus pacientes, melhorando sua qualidade de vida. 

  • Mirele Cristine do Amaral - votos de congratulações e aplausos: advogada e servidora municipal da FAS; por meio da Comissão de Direitos Humanos da CMC, sugeriu um projeto de lei que institui o Programa de Formação Continuada dos Docentes pela promoção da igualdade racial e pelo combate à discriminação nas escolas da rede municipal de ensino. 

  • Nastácia Romanó Leite de Castro - votos de congratulações e aplausos: liderou a implementação da primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Brasil e é a responsável pelo Rooms Against Covid Brasil, uma iniciativa que surgiu em Portugal com o objetivo de reduzir o contágio do coronavírus disponibilizando hospedagem a baixo custo para profissionais de saúde por todo o país. 

  • Niceli Schwinden Guerino - votos de congratulações e aplausos: atleta de jiu-jitsu; é campẽa mundial, sul-americana, panamericana e brasileira, além de professora de jiu-jitsu e defesa pessoal. 

  • Tamara Simone Van Kaick - Prêmio Ecologia e Ambientalismo: bióloga e especialista em Microbiologia Aplicada, mestre em Inovação Tecnológica e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, ela é professora associada da UTFPR e preside a Comissão do Plano de Logística Sustentável da universidade. 

  • Thais de Oliveira Ramos - votos de congratulações e aplausos: fundadora e CEO da empresa ‘De Benguela’, especializada em cabelos crespos; a empresa contribui para a representatividade, o empoderamento e a autoestima da mulher negra. 

  • Silvia Kreuz - Prêmio João Paulo II: fundadora do grupo MAMI (Mães de Amor Incondicional), que acolhe e protege famílias e filhos LGBTQIA+ no Paraná e outros estados. Silvia é especialista em Sexualidade Humana e assessora de coordenação do Grupo Católico de Acompanhamento Pastoral a Pessoas LGBTQIA+.  

  • Sílvia Amélia Bim - Prêmio Professor João Crisóstomo Arns: professora do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR, é embaixadora do Programa Meninas Digitais. 

  • Willzeli Rejane do Amaral - votos de congratulações e aplausos: professora, pedagoga, pós-graduada e mestre em Educação; coordenou por 4 anos a Equipe Multidisciplinar da Secretaria do Estado da Educação e é Promotora Legal Popular, além de presidente do Instituto Afro-brasileiro do Paraná.