Campanhas nos hospitais podem aumentar doadores de órgãos
Para o vereador Zé Maria (PPS), hospitais, clínicas e unidades de saúde deveriam realizar atividades de sensibilização junto aos seus profissionais, para que eles ajudassem a convencer a população da importância da doação de órgãos. "Campahas de esclarecimento deveriam ocorrer dentro das próprias instituições, com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos os outros profissionais que trabalham no hospital. O mesmo deveria acontecer em postos de saúde, clínicas e hospitais menores", afirma o parlamentar.
Em projeto de lei de sua autoria, Zé Maria reconhece a importância desses trabalhadores para a propagação de atitudes positivas em relação à doação de órgãos. "Os profissionais da saúde têm papel importante na divulgação de informação sobre doação de órgãos, pois têm acesso a grande parte da população e causam um impacto positivo maior que outros meios de comunicação nas atitudes em relação à doação de órgãos", diz o vereador, que propõe um novo mecanismo de promoção da doação de órgãos.
A ideia é que as próprias instituições de saúde promovam atividades de sensibilização junto aos seus funcionários, preparando-os para falar da doação de órgãos com a população. "As campanhas deveriam disponibilizar informação clara e específica a respeito dos conceitos básicos de morte encefálica, doação de órgãos, aspectos éticos, experiências da família do doador e do receptor, etc, pois os trabalhadores da saúde são também formadoras de opinião, influenciam os pacientes e seus familiares", explica Zé Maria.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba