Campanhas Março e Julho Verde têm aval da Comissão de Saúde da CMC

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 17/03/2021 16h41, última modificação 17/03/2021 16h41
Projetos desenvolvem ações de conscientização e de prevenção a doenças da visão e a tipo de câncer.
Campanhas Março e Julho Verde têm aval da Comissão de Saúde da CMC

O colegiado acatou, dentre outras propostas, a criação de campanhas de conscientização. (Foto: Reprodução/YouTube CMC).

Reunida remotamente, a Comissão de Saúde, Bem-Estar e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu aval ao prosseguimento das sete propostas analisadas na pauta da última quarta-feira (10). Dentre elas, a iniciativa do vereador Osias Moraes (Republicanos) para a criação do Março Verde, campanha dedicada a conscientizar e a prevenir doenças relacionadas à visão primária (005.00178.2020). O relatoria ficou com João da 5 Irmãos (PSL).

Outro projeto discutido foi para se instituir na capital o Julho Verde, campanha voltada à conscientização sobre o câncer de cabeça e de pescoço (005.00189.2019). A iniciativa é da presidente do colegiado, Noemia Rocha (MDB), e relatoria coube a Oscalino do Povo (PP).

Receberam aval do colegiado o título de utilidade pública municipal às seguintes organizações da sociedade civil: Escola Brasileira de Ciências Holísticas (EBCH), por iniciativa (014.00008.2020) de Professor Euler (PSD); Loja Simbólica União Curitibana, proposta (014.00012.2020) de Mauro Bobato (Pode); Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), projeto (014.00030.2020) de Pier Petruzziello (PTB); União Recreativa e Esportiva Santa Quitéria, matéria de (014.00034.2020) de Sabino Picolo (DEM); e Instituto Pesquisa Educacional Emerson Silva – Orientação e Instrução às Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social (Ipefes), iniciativa (014.00028.2020) de Noemia Rocha.

Secretaria da Saúde
A participação da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, na sessão plenária daquela manhã, também foi comentada durante a reunião. A presidente do colegiado, vereadora Noemia Rocha, não descartou a realização de novo convite à representante do Executivo, para debate com os vereadores.

“Eu tinha comentado com vocês na possibilidade de convocar ou convidar a secretária Márcia [Huçulak], mas ela veio e trouxe algum esclarecimento. É óbvio que a gente queria alguma abertura para fazer perguntas, mas, enfim, já trouxe um pouquinho de luz e a gente vai caminhando. Aí, quando necessário, a gente faz o convite novamente”, afirmou.

O colegiado de Saúde, Bem-Estar e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba é composto pelos parlamentares: Noemia Rocha (MDB), presidente), Marcelo Fachinello (PSC), vice, João da 5 Irmãos (PSL), Oscalino do Povo (PP) e Pastor Marciano Alves (Republicanos).

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Fernanda Foggiato.