Campanhas de saúde marcam iluminação do Palácio Rio Branco em julho
Palácio Rio Branco "brilhou" na cor azul em apoio à campanha de conscientização da Síndrome do X Frágil. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Durante o mês de julho, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), recebeu quatro iluminações cênicas, duas delas em apoio a campanhas na área da saúde. Entre os dias 16 e 22, o prédio histórico "brilhou" na cor azul para alertar ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome do X Frágil, condição genética que pode afetar o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provocar atrasos na fala.
A data é comemorada no dia 22 de julho e o pedido partiu do vereador Pier Petruzziello (PP). Outros edifícios de Curitiba, como o chafariz da praça 29 de Março e o Palácio Garibaldi, também foram iluminados em azul, em apoio à causa. A ação faz parte do projeto "Eu Digo X", coordenado pelo Instituto Buko Kaesemodel e que tem como objetivo sensibilizar a população e ampliar o conhecimento sobre a síndrome.
Nos dias 25 e 26, a Câmara de Curitiba participou do Julho Verde, campanha voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A data foi instituída pela lei municipal 15.844/2021, de autoria da vereadora Noemia Rocha (MDB), responsável pelo pedido da iluminação cênica.
Na última quinta-feira (27), o prédio histórico brilhou pelo Julho Azul, campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas instituída pela lei municipal 15.184/2018, de autoria do ex-vereador Thiago Ferro. O pedido à CMC partiu da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT).
Além dessas campanhas, a Câmara de Curitiba demonstrou a torcida pela Seleção Feminina de futebol, que disputava a Copa do Mundo da Nova Zelândia. A iluminação do Palácio Rio Branco com as cores da bandeira brasileira começou em 28 de julho e vai até o dia 5 de agosto.
Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, o edifício foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).
Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques do primeiro semestre deste ano foram as iniciativas na área da saúde pública.
O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados. No caso das entidades da sociedade civil, elas devem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Comunicação Social.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba