Campanha vai controlar população animal

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2005 17h30, última modificação 21/05/2021 11h18
Projeto de lei do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) pretende implantar em Curitiba Campanha de Controle Populacional de Cães e Gatos. A matéria passou pelo plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19), e deve retornar somente após votação do veto sobre a criação do Conselho de Proteção aos Animais. Junto ao projeto de Stephanes Júnior, está anexado o da vereadora Julieta Reis (PFL) que versa sobre o mesmo tema, diferenciando, apenas, em pedir caráter permanente de campanhas educativas para controle da população animal. O autor da proposta principal pede campanha anual para o mês de abril.
O assunto vem preocupando todos os parlamentares curitibanos.
Recentemente, o vereador Ângelo Batista (PP) realizou seminário sobre proteção animal, evidenciando a posse responsável do animal doméstico.
Ações
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), falou a respeito das ações desenvolvidas pela administração para atuar sobre o problema que aflige a população, com o aumento de cães e gatos abandonados nas vias públicas. Cunha disse, na tribuna do Legislativo, que a Secretaria da Saúde implanta com a nova administração uma política de proteção animal junto com 100 entidades não governamentais, e que, para breve, sairá licitação para o novo Centro de Zoonoses. A secretaria também prevê campanhas esclarecedoras sobre esterilização dos animais domésticos, de doação, recolhimento (responsável) dos animais abandonados, conscientização nas escolas e ações permanentes deste controle. “Faremos o possível para derrubar o veto previsto sobre a criação do Conselho de Proteção dos Animais, para que o projeto do vereador Stephanes Júnior prospere. No entanto, asseguramos que a administração Richa está tomando as providências necessárias sobre o controle animal em Curitiba”, adiantou o líder do prefeito.
O líder da oposição, André Passos (PT), também deseja derrubar o veto e manter a criação do Conselho, desejo que coincide com o da vereadora Roseli Isidoro (PT). A parlamentar considerou importantes as ações declaradas por Mario Celso, chamando atenção sobre os convênios entre o Hospital Veterinário e a Universidade Federal do Paraná, que podem auxiliar na esterilização mensal de animais. Curitiba registra uma população animal de rua superior a 200 mil.
A derrubada do veto parece estar garantida, já que a criação de conselhos municipais, em diversas áreas, está prevista pela Lei Orgânica, segundo o vereador Paulo Salamuni (PMDB).
Projeto
O projeto de Stephanes Júnior estabelece campanha conjunta de clínicas veterinárias com o Conselho de Proteção aos Animais para o mês de abril de cada ano.
O controle efetivado através da esterilização de cães e gatos terá ampla divulgação pelo Centro de Controle de Zoonoses, nos meios de comunicação, para conhecimento de toda a população. Cada proprietário deverá fazer em março a inscrição do animal a ser esterilizado.
“A medida pretende controlar a população de cães e gatos que vem se agravando a cada dia, e impedir que animais saudáveis sejam sacrificados”, defende o autor.
A discussão da matéria foi acompanhada, de perto, pela presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Enid Bernardi.