Campanha pode prevenir a má-formação de fetos

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 10h52

A Câmara de Curitiba está analisando projeto que prevê realização de campanhas permanentes para a prevenção de má-formação do tubo neural e anencefalia. Segundo o autor da matéria, vereador Reinhold Stephanes Júnior, estas enfermidades ocorrem no início da gestação, entre o 20º e 22º dia, e são fatais para os fetos. A má-formação do tubo neural, que dá início à coluna vertebral e toda parte nervosa do ser humano, e a anencefalia (falta de cérebro) podem ser evitadas com a ingestão de vitamina B (ácido fólico) por mulheres com idade entre 15 e 40 anos. São doenças que só com prevenção pode ser evitada.
O objetivo de Stephanes Júnior é prevenir estas más-formações com informação e distribuição de ácido fólico às mulheres daquela faixa etária nos postos de saúde e as devidas advertências sobre as conseqüências dessas doenças nos fetos, além de orientação sobre produtos que contêm a vitamina. É sugerida, também, a adoção, por parte das indústrias de alimentos, como farinhas, por exemplo, da vitamina B.
Prevenção
Investir em campanhas preventivas trará muitos benefícios à população. Segundo Stephanes Júnior, “60% das gestações na cidade não são programadas, ou seja, no período em que podem ocorrer as más-formações, as mulheres nem sabem que estão grávidas. E 80% das más-formações do tubo neural e anencefalia podem ser evitadas através de campanhas de informação a mulheres entre 15 e 40 anos”.