Campanha pode criar incentivos à reciclagem

por Assessoria Comunicação publicado 29/07/2008 17h35, última modificação 22/06/2021 06h45
Catadores de materiais recicláveis poderão ter incentivo. Está sendo analisada na Câmara de Curitiba proposta que institui campanha voltada às cooperativas da categoria, em parceria com a sociedade e com a iniciativa privada. Na cidade estima-se que cerca da metade do lixo é recolhida por catadores.
Se o projeto virar lei, as cooperativas, entre outras atividades, deverão estimular a geração de emprego e renda, fomentar a formação de cooperativas de trabalho, resgatar a cidadania através do trabalho, promover educação ambiental e proporcionar a defesa do meio ambiente pela coleta seletiva e reciclagem de lixo.
De acordo com a proposta, as campanhas incluirão, ainda, apoio à formação de cooperativas de trabalho, visando a implementação progressiva de coleta seletiva de lixo, estímulos à triagem e reciclagem do material coletado através de unidades a serem operadas pelas próprias cooperativas e desenvolvimento de atividades de educação ambiental.
Benefícios
No documento, a justificativa  lembra que “o papel exercido pelos catadores de material reciclável é de grande relevância para a sociedade.” A atividade é geradora de empregos e renda a milhares de famílias. Os trabalhadores da limpeza urbana se tornaram parceiros estratégicos de programas de coleta seletiva de materiais recicláveis. A relevância do trabalho desenvolvido pelos catadores  sustenta os incentivos, que terão reflexo não somente no aprimoramento das ações, mas na geração de benefícios para a sociedade em geral.