Campanha não quer rebatizar bairros, diz Gazeta do Povo
A Tribuna Livre da Câmara Municipal abriu espaço, na sessão desta quarta-feira (16), à manifestação da Gazeta do Povo sobre o movimento Soho Não, recebido há duas semanas no plenário. A convite da Comissão Executiva, a diretora de redação do jornal, Maria Sandra Gonçalves, negou que haja a tentativa de se rebatizar bairros de Curitiba com nomes como “Cabral Soho” e “Jardins”. A campanha, segundo ela, pretende delimitar polos de gastronomia, moda, saúde e decoração na cidade para o fortalecimento da economia local.
“Agradeço a oportunidade de estar aqui e esclarecer alguns pontos daquela fala (do movimento). Não há da nossa parte qualquer tentativa para rebatizar bairros, nós também amamos profundamente esta cidade”, afirmou a jornalista. Ela defendeu outras campanhas recentes do jornal, como a “Paz sem voz é medo” e a “Ocupe o Passeio Público”, e sugeriu que os vereadores abram espaço para os comerciantes dos polos mapeados, a exemplo da Associação de Lojistas da Augusto Stresser. (com sonora)
“A iniciativa de batismo dos polos é uma continuidade do esforço de fortalecer a cidadania, baseada num estudo riquíssimo”, argumentou. “Desde o lançamento da campanha, em dezembro, deixamos claro que não se trata de renomear bairros. Nossa preocupação é com o conceito de corporativismo”, ressaltou a diretora da Gazeta do Povo.
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), disse considerar válida a associação para fins de marketing, mas alertou à possibilidade de surgirem “guetos elitistas, que depois resultem na pressão para mudanças oficiais do nome dos bairros”, a problemas para a localização do turista e à especulação imobiliária. “A única alteração oficial de denominação de bairro foi de Capanema para Jardim Botânico, em 1992, após um plebiscito (lei municipal nº 7.852/1991)”, declarou o parlamentar. (com sonora)
Saiba mais
O movimento Soho Não possui página na rede social Facebook. Há duas semanas, o jornalista Eduardo Fenianos (conhecido como Urbenauta) ocupou a tribuna da Casa e pediu apoio dos vereadores contra a iniciativa. Também questionou a competência do jornal para tratar da denominação de bairros (leia mais).
O suplemento Bom Gourmet da Gazeta do Povo lançou, em dezembro do ano passado, o Geocook, definido como um guia de restaurantes e serviços de Curitiba e disponível, também, via aplicativos para tablets e smartphones. Baseada em pesquisa de empresa de consultoria privada, a seção trata, inicialmente, de oito regiões: Arte Cívico, Batel Clássico, Batel Soho, Cabral Soho, Centro Cultural, Centro Histórico, Jardins e Santa Felicidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba