Campanha Junho Branco busca conscientização sobre o uso de drogas
Por iniciativa do vereador Ezequias Barros (PRP), foi apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto que inclui no Calendário Oficial do Município de Curitiba o Junho Branco. A data especial seria utilizada para a realização de campanhas de prevenção e conscientização sobre os malefícios do uso de drogas (005.00175.2018).
Para Ezequias, o combate à drogadição deve ser um tema central. “Acreditamos que quando sabemos do que somos formados e quais são as reações da nossa anatomia, podemos ser melhores gestores do nosso eu, alcançando assim o tão almejado controle emocional. A falta [desse controle] é causa da improdutividade e muitas vezes da saúde mental, ocasionando assim o desiquilíbrio no restante do corpo e no ambiente ao redor, afetando terceiros”, diz o vereador.
No Junho Branco seriam realizadas campanhas de prevenção e conscientização sobre o uso de drogas, para , fomentar e viabilizar diálogos em todas as esferas da sociedade. Segundo o vereador, as atividades envolveriam “cientistas, neurocientistas e pesquisadores, doutores, PHDs, teólogos, formatadores de modelos de ensino, professores, universitários, cuidadores , clientes, pacientes em geral de todas as áreas, governamentais e privada, entidades filantrópicas e sociedade civil”.
Tramitação
O projeto de lei foi efetivamente protocolado no dia 21 de dezembro. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba