Campanha garante respeito aos deficientes

por Assessoria Comunicação publicado 12/08/2009 17h05, última modificação 25/06/2021 07h34
Ao conhecer a campanha Acessibilidade Já, que consiste na conscientização do uso de estacionamento reservado para portadores de deficiência física, o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) aderiu de imediato. A proposta foi apresentada pelo especialista em arquitetura funcional e inspetor do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR), Ricardo Mesquita.
“A campanha é de conscientização e tem por objetivo garantir a acessibilidade, promovendo nova atitude, possibilitando o alcance para utilização, com segurança, autonomia e rapidez, das vagas destinadas aos portadores de deficiência onde quer que existam na cidade”, argumenta o vereador tucano.
Números
Um dos compromissos de Sabbag Filho é com a acessibilidade. Durante a campanha eleitoral, assumiu que iria apoiar os programas existentes e colaborar para que o Legislativo municipal contemple normas que promovam a igualdade de acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Números do IBGE mostram que 11,9% da população da cidade são de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 190.393 curitibanos, sendo 116.029 pessoas com incapacidade ou grande dificuldade permanente de enxergar; 60.556 pessoas com incapacidade ou grande dificuldade permanente de caminhar ou subir escadas; 8.000 pessoas com tetraplegia, paraplegia ou hemiplegia; 3.784 pessoas com falta de membro ou parte dele e 23.492 pessoas com deficiência mental permanente.