Campanha da Fraternidade é tema da tribuna livre

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2009 18h25, última modificação 23/06/2021 09h00

Debater a segurança pública em favor da paz, justiça e solidariedade é o principal objetivo da Campanha da Fraternidade de 2009, apresentada na tarde desta quarta-feira (18), durante a tribuna livre, na Câmara de Curitiba. Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública” e lema “A paz é fruto da justiça”, a representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Elizete San’tana de Oliveira, mostrou a preocupação da Igreja em criar condições para tornar a sociedade menos violenta e mais consciente, promovendo uma cultura de paz fundamentada na justiça social.
O vereador Pedro Paulo (PT), que participou do lançamento da campanha no final do mês passado, saudou os representantes da CNBB, lembrando que o trabalho, realizado anualmente no período da quaresma, traz uma reflexão de temas voltados à realidade brasileira. O parlamentar ressaltou também a importância de ampliar debates relacionados à segurança e criação de programas sociais de inclusão e conscientização. “Defendemos uma política de segurança que não se resuma à repressão.” Para finalizar, deixou uma pergunta, sugerindo que os demais vereadores façam uma reflexão e continuem o debate no decorrer do ano: “que tipo de segurança pública nós queremos?
Um vídeo com o hino da campanha foi mostrado aos vereadores pela equipe que compôs a mesa durante o debate. Além de Elizete de Oliveira, participaram da explanação Célia Maria de Azevedo Santana e José Augusto Soavinski. O objetivo geral e os específicos foram detalhados, dando destaque para a responsabilidade de cada indivíduo, do poder público, assim como a forma que cada um pode colaborar para garantir segurança e paz. “A proposta é continuarmos debatendo durante todo o ano”, finalizou Elizete San’tana.