Campanha da Fraternidade 2023 será homenageada em sessão solene

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 31/03/2023 10h22, última modificação 31/03/2023 10h22
Solenidade será na quarta-feira (5), por iniciativa de Angelo Vanhoni (PT).
Campanha da Fraternidade 2023 será homenageada em sessão solene

Pela terceira vez a fome foi tratada pela Igreja Católica na Campanha da Fraternidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Campanha da Fraternidade 2023 será homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em sessão solene. A iniciativa é do vereador Angelo Vanhoni (PT), conforme requerimento aprovado pelo plenário em 15 de março (061.00017.2023). O evento será realizado na próxima quarta-feira (5), às 19h30, com transmissão pelas redes sociais do Legislativo. 

A Campanha da Fraternidade é coordenada pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e foi promovida pela primeira vez em 1962, em Natal (RN). A nível nacional, a primeira edição aconteceu em 1964. Desde então, a ação é realizada sempre no período da Quaresma e com um tema diferente. Conforme a entidade, pela terceira vez a fome foi tratada pela Igreja Católica na campanha. 

Um dos objetivos da Campanha da Fraternidade é renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária. “É uma expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus”, diz a CNBB. 

Com o tema Fraternidade e Fome e o mote ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’, o objetivo da campanha é despertar o espírito comunitário, educar para a vida em fraternidade. Para nós, parlamentares, não há tranquilidade e bem-estar social enquanto a realidade colocada for essa: mais de 120 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar em nosso país”, destacou Vanhoni. 

Para a solenidade em homenagem à Campanha da Fraternidade, foram convidados: os vereadores e vereadoras; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; a coordenadora da Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese de Curitiba, Salete Bagolin Bez; a coordenadora do Projeto Marmitas da Terra (MST/PR), Adriana Oliveira; além de representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea). 

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.