Campanha da CMC incentivou o voto consciente nas Eleições 2024 em Curitiba
Neste domingo, a apuração dos votos será transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. (Foto: Maicon Soares/CMC)
Faltando sete dias para as Eleições 2024, que acontecem no próximo domingo (6), ainda dá tempo de maratonar os 15 episódios do programa Curitiba Decide, produzidos pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para estimular o voto consciente. Durante os meses de agosto e setembro, a equipe da Diretoria de Comunicação Social (DCS) recebeu 78 convidados, que abordaram todos os temas essenciais para o eleitor chegar bem informado às urnas no dia 6 de outubro.
Primeira campanha cross-media realizada pela Câmara, Curitiba Decide teve como foco a valorização dos eleitores dentro do processo democrático. Cerca de 30 instituições foram parceiras da CMC nesta iniciativa, com destaque para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Instituto +Cidadania, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Academia Paranaense de Letras, IBGE, Ipardes e Dieese, além de organizações da sociedade civil e acadêmicos da UFPR, UTFPR, PUCPR, Uninter, Unicuritiba e Tuiuti
As opiniões e assuntos abordados nos programas Curitiba Decide não ficaram só nos podcasts. Os programas, pautados pelo interesse público e incentivo ao voto consciente, foram para o portal da CMC na internet, para as redes sociais e foram utilizados em ações de rua, nas quais as pessoas eram convidadas a refletir sobre essa “entrevista de emprego” que é o período eleitoral. Foram mais de 2 mil visualizações no canal da CMC no YouTube e milhares de interações nas redes sociais do Legislativo, multiplicadas pelos parceiros da campanha.
“O Curitiba Decide é um projeto que tem um objetivo muito claro: mostrar para os curitibanos a importância da instituição e consequentemente o poder do voto. Trouxemos especialistas das mais diversas áreas para falar sobre democracia, sobre o papel do vereador e também o papel do povo nesse cenário de eleições. O Curitiba Decide é um projeto de comunicação pública que traz os temas de forma profunda e reflexiva, prezando pela transparência e pela educação política”, resumiu a diretora de Comunicação Social da CMC, Patricia Tressoldi.
“O Curitiba Decide é um projeto 360 que contempla todos os canais que fazem parte da nossa comunicação, isso porque o nosso objetivo é alcançar o maior número possível de curitibanos com as discussões que promovemos nesse projeto. Além de ter como intenção promover o voto consciente, também queremos a população ativa na política sempre, não só em período eleitoral”, reforçou Patricia Tressoldi. Na produção dos programas, a conquista da equidade de gênero nas gravações em estúdio foi outra conquista da campanha, com 50% de mulheres entre os participantes
Somando as gravações em estúdio com as reportagens audiovisuais finalizadas, a equipe da DCS produziu 14 horas de conteúdo multiplataforma só para essa campanha, além do trabalho cotidiano da diretoria de cobertura dos atos e fatos oficiais da Câmara de Curitiba. “Enquanto algumas instituições diminuem o ritmo do trabalho da comunicação em tempos de restrições eleitorais, a Comunicação da Câmara de Curitiba enxerga esse período como mais uma oportunidade para falar diretamente com a população”, frisou a diretora da DCS.
O capítulo final da campanha Curitiba Decide acontece neste domingo, dia 6 de outubro, com a transmissão ao vivo da apuração dos votos pelo TRE-PR, com comentários da equipe da Diretoria de Comunicação Social da CMC e convidados, explicando os resultados e informando, em primeira mão, como será a cara da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba. Para acompanhar, basta acessar o canal da CMC no YouTube a partir das 17h do dia 6 de outubro.
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