Camilla Gonda quer mais jovens e mulheres no debate político

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 14/01/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h14
“Aprender a política também é um privilégio", declarou Camilla Gonda ao Você Me Representa.
Camilla Gonda quer mais jovens e mulheres no debate político

Camilla Gonda representa a cadeira do PSB na 19ª legislatura da Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Mulher mais jovem desta legislatura, Camilla Gonda (PSB) acaba de assumir seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aos 24 anos de idade. Ela também foi a única representante eleita pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 3.062 votos. Ao Você Me Representa, ela falou sobre como chegou ao Legislativo e explicou como pretende democratizar a política para que mais jovens e mulheres ocupem os espaços públicos.

Formada em Direito e mestranda em Ciência Política, a vereadora já participou do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e é idealizadora do projeto Por+ELAS na Política, que é “um projeto que busca envolver mulheres na política através da educação política”, explicou. “A educação, para mim, foi a base de tudo para que eu pudesse estar aqui hoje”, relatou Gonda, a qual destacou que seus pais sempre batalharam muito para colocar a educação como foco em sua vida. 

Por isso, a educação, em especial a educação política voltada às mulheres é uma de suas bandeiras. “Se eu estou aqui hoje, é porque outras mulheres vieram e lutaram antes de mim. Então, a gente só está aqui abrindo espaço para que outras mulheres também tenham essa possibilidade”, declarou. “Aprender a política também é um privilégio, ter tempo para a política, para se inteirar nos assuntos políticos também é um privilégio, ter informação é um privilégio. Então, eu sempre busquei fazer essa democratização.”

Ela também conta que, no seu mandato, pretende fomentar a participação juvenil nos espaços políticos, de maneira a “trazer cada vez mais a juventude para esse debate de maneira qualificada, ouvindo a juventude, colocando ela como protagonista da sua própria história”. “Fazer com que a população se engaje é fazer com que a população, de fato, entenda que essa instituição toda também é dela”, pontuou Gonda.

No “jogo rápido” respondido ao final do programa, ela diz que quer ver aprovado no futuro um projeto de lei que venha da população e que seu sonho é democratizar a política. “Não faremos ‘política de ar condicionado’”, brincou ela, explicando que não ficará fechada no gabinete e que irá ouvir a população. “Meu olhar pode ser muito diferente das pessoas que vivem as realidades”, observou a parlamentar.

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Brunno Sant'Ana