Câmara vota terça-feira inclusão de biografias nas placas de rua
Novas placas de rua em Curitiba deverão ter uma biografia da pessoa que nomeia o logradouro? É o que decidirão, nesta terça-feira (5), os vereadores da cidade. O projeto de lei é de Cristiano Santos (PV) e Helio Wirbiski (PPS) e altera a lei municipal 8.670/1995, que regula o assunto (005.00130.2017). “Os homenageados dedicaram suas vida a uma causa, ao trabalho, logo é justo que seus feitos sejam conhecidos”, defendem os parlamentares. A iniciativa é uma das seis proposições com votação agendada para a data – confira aqui a ordem do dia.
Com pareceres positivos das comissões de Legislação e de Educação, o projeto sofreu duas alterações enquanto tramitava pela Câmara Municipal. Originalmente a medida protocolada por Santos e Wirbiski obrigava a inclusão da trajetória de vida dos homenageados nas placas de ruas, avenidas, alamedas e travessas (005.00130.2017). Depois uma emenda (034.00008.2017) limitou a exigência às novas placas e outra (032.00006.2017) autorizou o uso de códigos QR no cumprimento da norma.
O código QR é uma releitura bidimensional do código de barras, presente em todos os produtos comercializados em grandes redes de mercado. Um telefone celular, com câmera fotográfica acoplada, captaria a imagem e um aplicativo decodificaria a mensagem, podendo revelar uma frase ou um link para a internet. “É uma tecnologia gratuita para o usuário, bastante inovadora. Segundo a prefeitura, algumas estações de sustentabilidade já usam o código QR, logo a ideia é ampliar, levando informações à população e aos turistas”, defendem os vereadores.
Primeiros turnos
Além da inclusão das biografias nas placas de rua, outros dois projetos de lei serão analisados em primeiro turno na terça-feira. De autoria do vereador Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara, o plenário avalia a concessão do título de Vulto Emérito de Curitiba ao engenheiro Luiz Felipe Munhoz Campelo (007.00002.2017). Entusiasta dos veículos “fora de estrada”, ele é o idealizador do Campeonato Paranaense de Motocross, do Enduro da Madrugada e do TransParaná Off Road. O título de Vulto Emérito é o equivalente à Cidadania Honorária, só que destinado aos nascidos na capital.
A outra proposição, de Felipe Braga Côrtes (PSD), indica Silvano Tulio para nomear um dos logradouros públicos de Curitiba (008.00001.2017). Empresário, nasceu na cidade em 1931, passando da fabricação de cestas de vime na infância ao trabalho de barbeiro – sem largar o ofício anterior. “Na década de 1950”, diz a justificativa, “além dos cestos, iniciou a fabricação de móveis de vime, tornando a Móveis Tulio a maior empresa de móveis artesanais do Brasil”.
Completam a pauta três projetos em segundo turno, analisados pelo plenário no dia anterior, como a inclusão do número de série das bicicletas na nota fiscal de compra do produto (leia mais). Já na quarta-feira (6), a pauta é composta só pelas segundas votações da véspera – confira aqui as ordens do dia de segunda, terça e quarta-feira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba