Câmara vota projeto que previne acidentes no trânsito

por Assessoria Comunicação publicado 22/03/2010 16h50, última modificação 29/06/2021 07h42
Será votado nesta terça-feira (23), em sessão plenária da Câmara, projeto de lei do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que pretende prevenir acidentes de trânsito provocados pelo consumo de bebida alcoólica. De acordo com a proposta do vereador, os postos devem afixar cartazes no tamanho 30x30 centímetros, com fundo vermelho e letras brancas, nas portas de entrada das lojas de conveniência, alertando que é vedado o consumo de bebidas alcoólicas em toda a extensão da área abrangida pelo posto. O projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 1º da lei 11.582 de 2005, que disciplina a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis da capital, também de autoria de Derosso.
Houve uma mudança na ordem do dia desta terça, sendo retirados dois projetos e acrescentados outros, dentro do prazo previsto no regimento interno. Será, então, votada a proposta de Roberto Aciolli (PV) que institui o plantio de árvores frutíferas nativas em bens públicos como escolas, praças e parques, a exemplo do jerivá e do butiazeiro. Também deverá ser votado o projeto de autoria do vereador Dirceu Moreira (PSL) que institui o Dia Municipal da Paz no Trânsito, a ser comemorado anualmente em 24 de outubro. O vereador justifica que é importante engajar a sociedade curitibana na construção de uma cultura de respeito e segurança no trânsito.
Festa
Poderá ficar instituída oficialmente em Curitiba a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a ser realizada anualmente no mês de julho, próximo ao dia 16, data que celebra oficialmente o dia da santa. A proposta é de Tico Kuzma (PSB) e igualmente será votada nesta terça-feira. Ele acredita que a oficialização da festa, já realizada tradicionalmente pelos fiéis, promoverá maior divulgação e atrairá mais turistas para Curitiba. O evento hoje é organizado pelo Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na Marechal Floriano Peixoto, junto ao terminal.