Câmara vota projeto que institui Brigada de Incêndio

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2010 18h00, última modificação 30/06/2021 08h18
Será votado nesta segunda-feira (28) o projeto de resolução que institui a Brigada de Incêndio da Câmara Municipal de Curitiba. A equipe já existe e está pronta para atuar em casos de emergência dentro do Legislativo municipal. É composta por 12 integrantes, que, desde 2008, recebem treinamento para atuar. São funcionários de carreira voluntários, que decidiram compor a equipe que pode ser decisiva para evitar incêndios e salvar vidas e documentos importantes para a cidade nos prédios da instituição.
Dentre as atribuições da Brigada previstas na resolução, estão ações de prevenção, como avaliar possíveis riscos existentes nos prédios da Câmara e inspeção de equipamentos de combate a incêndio e rotas de fuga. Em ações de emergência, o grupo já está preparado para trabalhar no alarme e evacuação da área em questão, corte de energia, acionamento dos bombeiros, primeiros socorros, combate a princípios de incêndio, entre outras funções.
Treinamento
Todos os brigadistas receberam treinamento inicial de uma semana, em 2008. Desde então, anualmente os conhecimentos são aperfeiçoados para que estejam prontos para agir em qualquer imprevisto. O curso orienta e dá condições ao funcionário de identificar possíveis riscos no local de trabalho. Também proporciona conhecimento de materiais e equipamentos, técnicas e táticas a serem aplicadas em emergências, no combate ao incêndio ou no atendimento às vítimas, sem colocar a própria vida em perigo. Além do desempenho de suas funções diárias, em caso de algum incidente, os funcionários brigadistas serão chamados para prestar os primeiros atendimentos até a chegada dos bombeiros ou do Siate.
Equipamentos
Em maio deste ano, os brigadistas tiveram acesso aos novos equipamentos de primeiros socorros e salvamento adquiridos para a Brigada de Incêndio. Ao todo são três quadros e cada um contém três capacetes, uma maca, colares cervicais de resgate, luvas antichamas e cintas de segurança. Eles estão dispostos nos três prédios do Legislativo (dois na rua Barão do Rio Branco e um na praça Eufrásio Corrêa).