Câmara vota projeto de combate à pedofilia

por Assessoria Comunicação publicado 16/04/2010 17h25, última modificação 29/06/2021 09h03
Um projeto de lei que pretende divulgar mensagens sobre a prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes será votado na segunda-feira (19), na Câmara. A proposta, do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), é colocar placas e cartazes no interior dos meios de transporte coletivo de Curitiba contendo mensagens de combate e o número “Disque Denúncia 100” contra a pedofilia.
As mensagens e o telefone para denúncias devem ser inseridos ainda na programação dos veículos que possuem áudio. Em carros e vans, inclusive nos de transporte escolar, deverão ser colocados adesivos que devem ser vistos por dentro e por fora.
Em sua justificativa, o vereador ressalta uma informação do Ministério Público de que quando acontece a divulgação do número 100 para denúncias automaticamente as ligações aumentam muito. “Nossas crianças correm risco real e imediato de serem assediadas via internet ou na rua indo para a escola, no caminho da padaria e até mesmo dentro da própria casa por parte daqueles que deviam protegê-las”, destaca no projeto de lei.
Números
A proposta do presidente da Casa traz números da pedofilia em Curitiba. Dados apresentados pelo Conselho Tutelar mostram que entre janeiro de 2007 e junho de 2009 foram registradas 17.709 violações de direitos fundamentais da criança e do adolescente. Já o Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente informou que de janeiro a junho de 2009 recebeu 1.838 denúncias pelo Disque 100 vindas de todo o Paraná, sendo 267 de Curitiba.