Na pauta: inclusão do Festival Pão com Bolinho no calendário

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/10/2024 10h30, última modificação 06/10/2024 15h03
Na primeira sessão após as Eleições 2024, vereadores de Curitiba se reúnem, na segunda-feira, 7, para votar quatro projetos de lei.
Na pauta: inclusão do Festival Pão com Bolinho no calendário

Evento gastronômico movimenta R$ 1,5 milhão em Curitiba e Região Metropolitana. (Foto: Divulgação/Festival Pão com Bolinho)

A inclusão do Festival de Pão com Bolinho no calendário oficial de eventos é o destaque das votações desta segunda-feira (7) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A atividade é realizada desde 2014, movimentando cerca de R$ 1,5 milhão em produtos no ramo da alimentação em Curitiba e Região Metropolitana. Na primeira sessão plenária após o primeiro turno das Eleições 2024, quatro projetos de lei serão debatidos pelos parlamentares da capital do Paraná.

Fazer parte do calendário oficial de eventos de Curitiba facilita o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade, por isso projetos de lei deste tipo são debatidos regularmente pelos vereadores. No caso do Festival de Pão com Bolinho, a iniciativa foi apresentada na CMC em 2022 e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (005.00176.2022).

Além da inclusão do Festival de Pão com Bolinho no calendário oficial de eventos de Curitiba, a outra proposta que será votada em primeiro turno é a concessão da Declaração de Utilidade Pública ao Instituto Barco Sorriso (014.00047.2023), com sede em Curitiba, cujo trabalho social consiste em levar atendimento odontológico gratuito a comunidades litorâneas de difícil acesso e a comunidades carentes da Grande Curitiba. Na prática, a declaração emitida pela CMC serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público.

No mesmo dia, em segundo turno, a Câmara de Curitiba volta a homenagem póstuma à professora Zélia Milleo Pavão, primeira mulher a dirigir o Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (008.00007.2023), e a concessão de Declaração de Utilidade Pública para a Associação Projeto Archimedes, de ensino de jiu-jitsu (014.00052.2023), ambas debatidas em plenário na semana passada.

Homenagem póstuma a Lolô Cornelsen será votada na terça-feira

Na terça-feira (8), a pauta de votações da Câmara de Curitiba também tem quatro projetos de lei para serem debatidos na Ordem do Dia. Além dos segundos turnos das iniciativas aprovadas na véspera, estrearão em plenário a homenagem póstuma a Lolô Cornelsen (008.00012.2023) e a concessão de Declaração de Utilidade Pública ao Instituto José Roberto (014.00029.2024), vinculado à Comunidade Tabernáculo de Davi, no bairro Cidade Industrial de Curitiba.

Engenheiro civil, urbanista e futebolista, Ayrton João Cornelsen jogou no Athletico Paranaense em 1945, quando o time profissional foi campeão estadual. Engenheiro, foi um dos nomes da arquitetura moderna paranaense, com obras no Brasil e no exterior, incluindo autódromos, estádios de futebol e grandes obras viárias, tendo trabalhado nos projetos da Rodovia do Café e do ferryboat de Guaratuba. As sessões plenárias serão transmitidas ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.

Confira as ordens do dia de segundaterça e quarta (9).

Restrições eleitorais