Câmara vota Cidadania Honorária à professora de dança, Dora de Paula

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 11/10/2024 15h55, última modificação 24/10/2024 13h23
A inclusão do evento no calendário oficial da cidade está na pauta da próxima terça-feira (15).
Câmara vota Cidadania Honorária à professora de dança, Dora de Paula

As sessões plenárias são transmitidas pelo YouTube da Câmara Municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Além de homenagear o ex-presidente da OAB-PR, José Lucio Glomb, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também deverá conceder a Cidadania Honorária de Curitiba à bailarina e professora de dança, Dora de Paula Soares. Maior honraria concedida pelo Legislativo a uma pessoa não nascida na capital, o título será debatido na próxima quarta-feira (16), em primeira votação. 

Natural de Belo Horizonte (MG), Dora de Paula iniciou seus passos na dança aos 14 anos, no Rio de Janeiro (RJ), onde se formou no Conservatório Brasileiro de Música, em 1955. Aos 30 anos, já residente em Curitiba, em 1970 ela se formou em balé clássico na Escola de Dança do Teatro Guaíra. Em 1978, inaugurou sua escola de dança, o Studio D1, onde leciona e é diretora até os dias atuais (115.00008.2024).   

A homenagem foi protocolada na Câmara de Curitiba por Hernani (Republicanos), que citou, no projeto de decreto legislativo, que em 1993 Dona Dora colaborou com a histórica Campanha contra a Fome, de Herbert de Souza, ao criar o espetáculo “Dançando com Amor”, para arrecadar doações. Outra ação social desenvolvida pela escola de dança da professora é o “Dançando por um Futuro”, um projeto para formação cultural e profissional para crianças carentes.

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. Se aprovada, a matéria precisará passar por nova votação na sessão de 21 de outubro, antes de estar pronta para promulgação.

Segundo turno: Festival de Carne de Onça

Se aprovada na véspera, a inclusão do Festival de Carne de Onça no calendário oficial de Curitiba entrará na pauta de quarta-feira, em segunda votação (005.00175.2022, com emenda 033.00036.2022). A primeira edição do evento ocorreu em 2014 quando, em conjunto, diversos bares e restaurantes da capital e alguns estabelecimentos da Região Metropolitana de Curitiba se reuniram para destacar o produto e valorizar a presença da carne de onça nos cardápios regionais. A iniciativa é assinada pelos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD).

A pauta do segundo turno também inclui a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Laboratório de Artes (ALA), entidade sem fins lucrativos localizada no bairro Guabirotuba (014.00069.2023), protocolada por Zezinho Sabará (PSD); e o projeto de decreto legislativo da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer que indica os nomes que vão receber o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns, honraria voltada a pessoas de destaque nas áreas da educação e da cultura (089.00001.2024). Se as três iniciativas forem confirmadas pelo plenário, estarão prontas para sanção do prefeito.

Confira as ordens do dia de segunda (14), terça (15) e quarta-feira.