Câmara vai implantar critérios de gestão sustentável

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2013 15h20, última modificação 16/09/2021 09h23

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni (PV), anunciou a implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) na gestão da Casa. A declaração foi feita na sessão desta quarta-feira (5), em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A A3P é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e voltado às atividades do setor público. Ele tem a finalidade de promover uma gestão pública focada na responsabilidade socioambiental e prevê a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais.

Segundo Salamuni, o Legislativo vai adotar critérios de gestão sustentável, que vão desde mudanças nos parâmetros de compras e contratação de serviços, até o gerenciamento adequado dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados pela instituição. “Desta maneira, a Câmara Municipal deseja contribuir com uma pequena parcela do grande esforço necessário para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade, país e em nosso lar comum, a Terra”, disse.

Ainda em seu discurso, Salamuni reforçou a obrigação da sociedade de pensar a cidade para o presente e para o futuro. “É pensando nisso que alertamos para a necessidade urgente de estabelecermos políticas municipais voltadas à conservação dos últimos remanescentes de ambientes naturais, numa cidade cada vez mais tomada por asfalto e automóveis, tijolos e cimento”.

O presidente salientou que os ambientes naturais são essenciais à boa qualidade de vida e que, portanto, devem ser reconhecidos como bens de uso comum do povo, devendo estar sob a proteção do poder público. Para ele, o programa da atual administração municipal, que estabelece metas de desmatamento zero para áreas remanescentes de ambientes naturais, merece ser valorizado.

Aquífero

Paulo Salamuni repassou aos vereadores exemplares do livro “A integração das águas - revelando o verdadeiro Aquífero Guarani”, que foram doados pelos autores Nadia Rita Boscardin Borghetti, José Roberto Borghetti e Ernani Francisco da Rosa Filho. O vereador agradeceu a gentileza dos autores e comentou que se trata de uma leitura apropriada para a data, quando se reflete sobre as condições ambientais do planeta.

“Esta obra apresenta um panorama do quadro socioeconômico das regiões de ocorrência do Aquífero Guarani, possibilitando a visualização das necessidades, identificando suas formas de utilização mais adequadas e sustentáveis, nos mais diversos setores econômicos e sociais”, resumiu.


Saiba mais sobre a A3P

A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é um programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público.

É uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa.

Para informações sobre o programa, clique aqui.