Câmara vai homenagear Sinval Lobato Machado

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2005 18h15, última modificação 31/05/2021 10h14
Projeto de lei do vereador Roberto Hinça (PFL), que concede título de Cidadão Honorário a Sinval Zaidane Lobato Machado, foi aprovado nesta quarta-feira (24), por unanimidade, na Câmara de Curitiba.
O homenageado nasceu em 6 de outubro de 1942, em Piraí do Sul, Paraná, filho de João Lobato da Mota Machado e Aifa Zaidan Machado. Passou a infância e parte de sua juventude em Foz do Iguaçu. Formou-se em contabilidade na primeira turma da Escola Técnica de Foz do Iguaçu e foi o primeiro presidente da União Iguaçuense de Estudantes Secundários (UIES). Após mudar-se para Curitiba, participou de diversos movimentos estudantis, sendo eleito presidente da União Paranaense de Estudantes Secundários (UPES).
Casou-se em 1971 com Regina Coeli Machado, com quem teve dois filhos.
Entre os inúmeros cargos que ocupou, destacam-se  o de presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), presidente do Rotary Club Cidade Industrial, diretor cultural do Graciosa Country Club, conselheiro da Associação Comercial do Paraná, sendo , atualmente,conselheiro da Aecic e Aeciar, além de presidir o Conselho Estadual do Trabalho.
Fundacen
Como seu projeto maior e sonho concretizado, destaca-se a Fundação Instituto Tecnológico Industrial  (Fundacen), uma entidade que mantém dois mil alunos bolsistas nos ensinos fundamental e médio, com sete opções de cursos profissionalizantes. A Fundacen mantém uma casa de repouso para idosos com cerca de 50 pessoas e uma creche para 50 crianças. A região do bairro Parolin e Vila Guaíra ainda conta com duas escolas de futebol, que recebem crianças tiradas da rua e que, obrigatoriamente, estejam estudando. O projeto tem o apoio da associação de moradores dos bairros, que ajuda também no programa de futebol feminino, onde são acolhidas adolescentes que cederam à prostituição. Também ajuda na criação e gestão de cozinhas comunitárias, onde a comida é comercializada, na comunidade, praticamente ao preço de custo.
Além disso, são ofertados cursos, como de artesanato e bordados. A fundação ajuda, ainda, na construção de casas para quem mora em barracos, com material doado pela própria entidade.
Presídios
Outro projeto que merece destaque é o que se realiza em  presídios e delegacias masculinos e femininos de Curitiba e Região Metropolitana. Nestes locais, são desenvolvidas atividades de leitura e outras dinâmicas que auxiliam na preparação do indivíduo para enfrentar seu difícil retorno à vida social. Os funcionários da entidade que executam esses acompanhamento são, inclusive, ex-presidiários.
A entidade  não tem fins lucrativos e possui cerca de 500 funcionários, organizando projetos e atividades de lazer e de responsabilidade social. Trata-se de uma instituição de utilidade pública federal, estadual e municipal, mas que não recebe verbas oficiais e recolhe impostos como qualquer empresa privada.
Para manter suas atividades, a Fundacen presta serviços profissionais de consultoria, elabora e executa projetos. A ação educacional é realizada com apoio de diretores, professores, funcionários e colaboradores, que também atuam em vários projetos de assistência social.
A entidade já recebeu certificados como o "Notório Saber", da Fundação Abrinq e da Associação Comercial do Paraná. Também desenvolve programas voltados ao meio ambiente, atividades do movimento negro contra a discriminação e apoio a atletas para-olímpicos.
Convívio
Sinval Zaidane Lobato Machado formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e é titular do cartório da Cidade Industrial, onde convive com um público que vai desde o mais humilde cidadão ao empresário de destaque, tendo, assim, a oportunidade de visualizar as necessidades e interesses das classes, interagindo para conciliar, de forma coerente e eficaz, em favor destas.