Câmara vai homenagear professora Regina Pereira

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h05

Projeto de lei do vereador Jônatas Pirkiel (PL), que denomina de Professora Regina Nardino Pereira uma das escolas públicas da Capital, foi aprovado nesta quarta-feira (6), por unanimidade, na Câmara Municipal. A homenageada nasceu em Curitiba, em 27 de fevereiro de 1956, filha de Alcides Antonio Nardino e Idaly Pedrina Nardino. Casou-se com José Augusto Pereira e teve três filhas, Gisele, Juliana e Camila.
Desde muito jovem, Regina esteve ligada à educação, dedicando-se a ensinar e a criar oportunidades iguais para todos. Líder comunitária do Conjunto Habitacional Novo Mundo junto a autoridades políticas e da área de educação, trabalhou para a construção de uma escola pública de ensino fundamental. Graças à sua iniciativa, a comunidade fez a doação de um terreno, onde surgiu a Escola Municipal Arapongas, em 1978, quando a homenageada passou ser ser professora regente, atuando também como pedagoga até seu falecimento, em 2002. Em sua trajetória como educadora, sempre procurou vincular o papel da escola aos seus objetivos pessoais de conscientização sobre questões fundamentais como cidadania, qualidade de vida e meio ambiente. “Como mãe e profissional, acreditava na qualidade e viabilidade da escola pública, motivo pelo qual sempre fez questão de que suas três filhas estudassem na Escola Arapongas.
Segundo Pirkiel, a professora é merecedora da homenagem, já que trata-se de pessoa estimada e conhecida em nossa cidade por suas qualidades humanas e pelo amor à educação. “Na sua caminhada, conquistou muitos amigos e deixa ao esposo e filhas um acervo moral irretocável”, justificou o parlamentar, acrescentando que seu amor ao magistério e à comunidade com quem conviveu nestes anos contribuiu para a formação de vários jovens que hoje dignificam a sociedade. Colaborou também para a formação de um grande número de novas professoras que, no exemplo e inspiração de Regina, optaram por seguir a difícil tarefa de ensinar. “Fez um trabalho exemplar que merece ser perpetuado”, concluiu o vereador.