Câmara vai homenagear médico com cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2005 15h10, última modificação 07/06/2021 11h19
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (13),  projeto de lei do vereador Celso Torquato (PSDB) que concede título de Cidadão Honorário ao médico José Ephisio Bigarelli.
O homenageado nasceu em Jaú, São Paulo, em 1935. Veio morar em Curitiba em agosto de 1955, para se preparar para o vestibular de Medicina. No ano seguinte, foi aprovado na Universidade Federal do Paraná. Morou na Casa do Estudante Universitário até 1959, quando foi inaugurado o Hospital Evangélico de Curitiba. Bigarelli foi o primeiro plantonista deste hospital, onde trabalhou e residiu até a sua formatura, em dezembro de 1961. Permaneceu exercendo a medicina  na instituição como cirurgião e clínico até 1964, quando fez  especialização em Anestesiologia em São Paulo, com o professor Kentaro Takaoka. Nesta época, trabalhou como clínico e cirurgião do Departamento de Estradas de Rodagem. (DER).
Foi anestesiologista em diversos hospitais, como o Evangélico, de Piraquara, Sanatório São Carlos, Instituto de Medicina,  Erasto Gaertner, Maternidade Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, e Hospital Modelo. Também ocupou o cargo de diretor administrativo e diretor-geral  do Hospital Evangélico e do Hospital Modelo.
Clínica de Queimados
Em 1972, viajou até o Rio de Janeiro para conseguir verba junto ao Funrural e construiu a primeira Clínica de Queimados do Brasil "Liquinho", com 60 leitos, referência para a América Latina.
Professor
Como professor, Bigarelli deu aulas na Faculdade de Veterinária, na disciplina de Fisiologia, onde lecionou até 1972. No ano seguinte, ingressou no corpo docente da UFPR, lecionando  Anatomia durante dois anos, quando pediu transferência para a disciplina de Farmacologia na mesma entidade, onde permaneceu até 1992, quando se aposentou. Na Faculdade Evangélica de Medicina, lecionou Anestesiologia por quase 20 anos.
O homenageado também foi secretário da Associação Paranaense de Hospitais e Conselheiro do Sesc. Em maio de 1990, inaugurou o Hospital de Cirurgia Plástica (Lipoplastic), que por duas vezes conquistou o título de Acreditação Hospitalar, chancelado pelo Ministério da Saúde. Nestes 15 anos anos de atividade, tem catalogados mais de 18 mil pacientes, com uma equipe da mais alta qualidade.
Ao defender o projeto , Torquato enalteceu  o trabalho social desenvolvido pelo homenageado, lembrando o número de atendimentos já efetuados na Clínica de Queimados.