Câmara vai homenagear juíza Joeci Camargo

por Assessoria Comunicação publicado 10/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 17h03

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (10), por unanimidade, projeto de lei que concede título de Cidadã Honorária à juíza Joeci Machado Camargo. A proposição é de autoria dos vereadores Reinhold Stephanes Júnior, Ney Leprevost e da Comissão Executiva.
A homenageada nasceu na cidade de Londrina e graduou-se em Direito em 1980, pela Faculdade de Direito de Curitiba. Possui cursos de extensão universitária em Direito Processual Civil pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel, Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Ordem dos Advogados do Paraná; curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Teoria Geral, na Escola Superior de Magistratura de Direito de Porto Alegre, e curso de aperfeiçoamento para magistrados em Juizados Especiais, realizado em Florianópolis.
A carreira
Atualmente, é juíza titular da 4ª Vara de Família da Capital e juíza supervisora do Núcleo de Conciliação das Varas de Família, sendo idealizadora do programa Justiça no Bairro e coordenadora do Pólo Avançado de Conciliação da Universidade Federal do Paraná. Exerceu as funções de juíza eleitoral, juíza formadora e participou ativamente do Programa Paraná Sentença em Dia.
Desde 1997, integra o corpo docente da Escola Superior da Magistratura do Paraná, como professora da cadeira de Direito de Família. Participou de inúmeros cursos, congressos, encontros em diversos Estados, além de proferir diversas palestras em órgãos distintos.
Segundo o vereador Mario Celso Cunha, a homenagem é justa, “pois Curitiba deve muito a esta mulher, que honra sua profissão e trabalha pelo social, democratizando, assim, a Justiça e proporcionando cidadania e dignidade aos menos favorecidos. Já o autor da proposta, vereador Ney Leprevost, ao defendê-la na tribuna, comentou que Joeci Camargo faz da função de juíza um trabalho humano, mudando, dessa forma, o paradigma da justiça.
O vereador Antonio Bueno qualificou o trabalho da magistrada como sendo um trabalho de Deus com gestos concretos, uma vez que ele já reconciliou mais de 3 mil famílias. “Na realidade, essa é uma homenagem da Casa”, afirmou Jair Cézar, destacando que todos os vereadores sentiam-se honrados em conceder o título para quem tanto trabalha pela nossa cidade.
Os demais parlamentares presentes também enalteceram as qualidades da homenageada.