Câmara terá comissão de direitos humanos

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2009 19h05, última modificação 24/06/2021 09h03
Foi aprovado pelo plenário da Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (9), requerimento da vereadora Renata Bueno (PP) para criação de Comissão Especial que irá estudar a aplicação dos oito objetivos do milênio na cidade. Alguns vereadores, como Serginho do Posto (PSDB), já manifestaram apoio à iniciativa. O tucano sugeriu que as bancadas partidárias façam indicação para completar o grupo, que terá cinco parlamentares com trabalho interno por pelo menos dois anos.
Renata Bueno defende que o projeto piloto de Curitiba sirva como modelo em diversas instâncias de aplicação, incluindo melhoria estrutural, elaboração da lei orçamentária e outros, dentro dos oito objetivos do milênio.
A parlamentar também considera que seja importante este trabalho do Legislativo até a formação de uma comissão municipal, assim como na provável distribuição de cartilhas contando com a participação do voluntariado da comunidade. A parlamentar destacou a existência do Portal de Saberes. Explicou que a rede possui vários segmentos da sociedade, como a Universidade Federal do Paraná, Ministério Público e o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, entre outros.
Objetivos
Os oito objetivos do milênio foram estabelecidos em 2000 pela própria ONU, depois de analisar os maiores problemas mundiais. Sintonizado com essas metas, o Portal do Voluntário lançou, em 2005, uma nova funcionalidade, para que cada voluntário identifique sua ação dentro dos objetivos do milênio e, a partir daí, se relacione com outros voluntários que lutam pelas mesmas metas. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.