Câmara sugere melhorias em pistas do parque Barigui
Alexandre Leprevost pediu agilidade para as obras nas pistas de caminhadas, corridas e ciclismo do Barigui. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (19), as quatro indicações de sugestões ao Poder Executivo que constavam na segunda parte da ordem do dia. Uma delas, de iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), solicita a revitalização das pistas para caminhadas, corridas e o ciclismo, no parque Barigui (205.00249.2023).
A proposição alerta que “todas apresentam buracos e desníveis, sendo que em alguns pontos apresentam sérios riscos a quem está praticando caminha, corrida ou bicicleta”. “Uma cidade que é exemplo na questão das políticas asfalto não pode deixar as pistas como estão”, disse o autor. Ele cobrou a realização das obras “o quanto antes”.
Ainda na área da promoção do esporte e do lazer na capital, vereadores acataram indicação para que o bairro Cajuru faça parte do Circuito Curitiba de Corridas de Rua (205.00246.2023).“Essa sugestão vai de encontro ao incentivo ao esporte nos bairros de Curitiba. [...] E também de descentralizar”, justificou João da 5 Irmãos (União), autor da proposta. “A gente poderia estender [o circuito] pelo menos para os quatro cantos da cidade.”
Ruas de Curitiba
Nas outras duas sugestões aprovadas nesta manhã, o mote foi ruas de Curitiba. Uma delas, de iniciativa da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), pede para que o Executivo inclua a pavimentação das ruas José Ferreira de Souza, Dr. Alvir Brambilla Zilli e Pedro Antonio da Silva, situadas na Vila Pantanal, no Orçamento 2024 (205.00242.2023). Rodrigo Reis (União), que disse ter visitado a região no último fim de semana, confirmou a demanda. “Vou fazer questão de fazer emendas”, declarou ele.
De Maria Leticia (PV), a indicação apoiada pelo plenário pede que a prefeitura elabore um projeto para a abertura da rua Pedro Koschla, no trecho compreendido entre o final da via e a rua João Alencar Guimarães, no Campo Comprido (205.00248.2023). De acordo com a proposição, a reivindicação partiu “dos condomínios residenciais localizados na região, após a realização de várias reuniões” e tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao comércio local.
Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba