Câmara solicita alterações em linhas de ônibus de Curitiba
A Câmara Municipal oficializou à Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (23), o pedido para alterações na linha de ônibus Boqueirão/Centro Cívico, tema de debates pelo plenário na véspera. O objetivo do requerimento 044.10163.2014, assinado por 30 dos 38 vereadores, é que o coletivo pare também na estação-tubo em frente ao campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho.
Atualmente, funcionários e alunos que utilizam o Boqueirão/Centro Cívico precisam se deslocar ao tubo do Teatro Paiol. “Já foi verificado, em dias de chuva, mais de 100 pessoas esperando para pegar ônibus próximo da instituição”, justifica o documento. Também é feito alerta à falta de segurança. Na semana passada, o estudante Matheus Amorim da Silva, de 18 anos, foi assassinado na região.
Os vereadores sugerem, caso não seja alterada a parada do Boqueirão/Centro Cívico, a criação de uma linha de ônibus que ligue a PUCPR aos terminais do Hauer, Carmo e Boqueirão. Em 2013, as proposições 044.02908.2013 e 044.02905.2013, assinadas por um parlamentar, foram rejeitadas pelo Executivo.
Outros requerimentos reivindicaram, neste mês, a implantação de linhas, ampliação do número de veículos e alteração de trajetos. Dia 1º de setembro, a proposição 044.10163.2014 solicitou mais ônibus para atender os usuários da linha Caximba/Olaria, que atende as Moradias Itaqui, no Campo de Santana. A população alega, segundo a justificativa, que o transporte coletivo não acompanhou o crescimento da região nos últimos anos.
Apresentado no dia 10, o documento 044.10443.2014 requereu a implantação de uma linha de ônibus para atender a Faculdade Bagozzi, na rua Caetano Marchesini, Portão. A principal justificativa é a segurança dos alunos e funcionários do período noturno. A comunidade escolar já elaborou um abaixo-assinado à prefeitura, com a reivindicação.
Já no último dia 15, o requerimento 044.10488.2014 pediu estudos para a extensão da linha Jardim Aliança. O objetivo é atender os futuros moradores dos conjuntos habitacionais Paineiras, Pinheiros e Cedros, da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT), que devem ser entregues na próxima semana.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 37% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).
Matéria relacionada:
Vereadores pedem alteração na linha Boqueirão/Centro Cívico
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba