Câmara sediará seminário sobre águas urbanas

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2006 18h35, última modificação 14/06/2021 07h04
Para analisar os efeitos negativos do manejo inadequado das águas no meio urbano, o Fórum Latino Americano de Ciências Ambientais no País (Flacam Brasil) realizará seminário na Câmara de Curitiba, por iniciativa do presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). O evento, nos dias 28 e 29 de novembro, no Anexo II do Legislativo, abordará os temas “a cidade e as águas”, “a recuperação de rios urbanos” e “o uso racional da água”. O objetivo é mobilizar a comunidade técnico-científica à contribuição para o desenvolvimento de tecnologias e de políticas públicas que eliminem ou ao menos minimizem tais efeitos.
De acordo com a Flacam, a água é um recurso finito e escasso no que tange à quantidade e à qualidade. Mais de um bilhão de pessoas não têm água suficiente para consumo doméstico, situação que tende a se agravar em poucas décadas. A escassez pode aumentar se não forem tomadas medidas de ordem global que regulem o uso da água e protejam suas fontes de abastecimento.
“Grande parte da água disponível no mundo é consumida e degradada no meio urbano e o problema tende a tornar-se ainda mais grave, tendo em vista a crescente urbanização do mundo”, comenta o professor Cleon Ricardo dos Santos, um dos organizadores do seminário.
Flacam
O Flacam Brasil é uma entidade constituída pela PUC-PR, Unilivre e a Rede Flacam Brasil, associação de ex-alunos do Mestrado de Gestão Urbana. A entidade representa no País o Fórum Latino Americano de Ciências Ambientais, formado por 40 instituições em 10 países da América Latina, com sede em La Plata, na Argentina.