Câmara sedia nova reunião de combate às drogas

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2005 19h50, última modificação 20/05/2021 16h18
“Da implantação do programa, em outubro, até agora, já caminhamos bastante.” A afirmação é da coordenadora  do programa “Conversando com Vizinhos”, psicóloga Ivone Neves, que voltou a se reunir, nesta segunda-feira (11), com os participantes da iniciativa, que visa o combate às drogas, alcoolismo e desenvolvimento de ações que viabilizem a melhora de vida da comunidade, entre outros itens.
O programa, lançado no dia 18 de outubro do ano passado, integra  parceria do Legislativo curitibano com a Secretaria Estadual de Justiça e objetiva sensibilizar a comunidade vizinha para a necessidade de co-participação no processo de mudança, proporcionando troca de informações, uma vez que a Câmara é o local mais adequado para discussões de questões de cidadania.
O grupo, composto por vários segmentos da sociedade, já debateu inúmeros fatores alimentadores da delinquência, como terrenos que não têm moradias e casas para alugar e vender, que são objeto de invasão. “Os donos dos imóveis têm que ser penalizados pelo abandono”, afirmou Ivone, sugerindo que os agentes da Diretran poderiam colaborar com o patrulhamento. Também presente à reunião, Francisco Osmar de  Oliveira, do Despachante Oliveira,  lembrou que o serviço poderia ter a colaboração dos taxistas.
A psicóloga informou que, em breve,  haverá  uma reunião com integrantes da Secretaria de Urbanismo, quando será promovido um encontro com a co-participação dos integrantes do “Conversando com Vizinhos”. O  diretor da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, destacou o plano piloto em desenvolvimento nas praças Tiradentes e Rui Barbosa, com  policiamento ostensivo das 7h às 18h,  para melhor atender a comunidade, e disse que os resultados obtidos superam as expectativas.
A presidente da Associação de Moradores, Proprietários, Comerciantes e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público (Ammas), Edeluz Maria Taborda Ribas Alves, comentou sobre o projeto de revitalização da área central da cidade, com a criação de um centro de conveniência que desenvolverá, inicialmente, atividades para a terceira idade.
Presenças
Também participaram da reunião c coordenador administrativo da Facinter, João Carlos Bambilio; a coordenadora do Piá Moradias Belém, Vera Lúcia de Oliveira, e Regina Célia Girelli, estudiosa sobre drogas.