Câmara sedia Fórum de Políticas Públicas

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h52

“Hoje estamos recuperando o tempo perdido e pensando em políticas públicas eficientes e não mais em ações momentâneas e emergenciais.” A afirmação é do secretário do Trabalho Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimermann, que participou nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal, do Fórum de Debates sobre Políticas Públicas para a infância e adolescência no município de Curitiba. O evento foi uma promoção do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com o apoio do líder das oposições, vereador Pedro Paulo Costa (PT).
Na ocasião, foi apresentado o relatório com dados das ocorrências dos conselhos tutelares dos bairros do Portão, Pinheirinho, Boqueirão, Santa Felicidade e Bairro Novo, de janeiro de 2001 a fevereiro de 2004, período em que foram registradas mais de 15 mil ocorrências, boa parte relacionada à convivência familiar, liberdade e respeito, vida e saúde e profissionalização e proteção ao trabalho.
As denúncias, porém, que vêm ganhando destaque atualmente são as de abuso sexual. Para Maria Rosa de Carvalho de Mello, presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares de Curitiba, o fato deve-se ao maior entrosamento e confiança da comunidade nos Conselhos.
Conselheiros tutelares das oito regionais da Capital estavam presentes no evento e abordaram questões relativas ao trabalho desenvolvido. A procuradora regional do Trabalho, Margareth Mattos de Carvalho, que também participou, defendeu a criação de uma “rede solidária entre as instituições para se otimizar os processos”. Já a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Lydia Mattos Guedes, acrescentou que é preciso cada vez mais lutar para que não haja desculpa, por parte de pais ou responsáveis, de ausência de políticas públicas para justificar sua omissão.
O promotor da mesma Vara, Marcelo Maggio, concluiu dizendo que “o importante é conseguir que cada um contribua para uma consciência positiva”, complementando que “a tão sonhada mudança para melhorar o mundo depende de cada um de nós”.
Presenças
Também participaram do evento a presidente da Comissão da Criança da OAB-Pr, Márcia Caldas; o promotor coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Criança e do Adolescente, Olympio de Sá Sotto Maior; a presidente do Instituto Lixo e Cidadania, Marilza de Lima; o representante da ONG Rumos da Cidadania, Júlio Cézar Moretti, além de vereadores.