Câmara sedia abertura da Campanha de Planejamento Familiar
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, nesta quarta-feira (15), simpósio sobre a conscientização à saúde sexual e reprodutiva da população, atividade que marca a abertura da Campanha de Planejamento Familiar. O evento começa às 14 horas e será no auditório do Anexo II (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
A atividade ocorre por proposição (067.00006.2018) da vereadora Dona Lourdes (PSB). Farão parte da mesa do simpósio a superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Tânia Mara dos Santos Pires; a superintendente do Hospital de Clínicas (HC), Claudete Reggiani; o gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Rosires Andrade; e o chefe do serviço de Obstetrícia do Hospital Evangélico, Marcelo Guimarães. Diversas entidades foram convidadas para o evento, como os conselhos municipais e estadual de Saúde, representantes de hospitais e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Projeto de lei em tramitação na Câmara de Curitiba pretende dedicar oficialmente a segunda semana do mês de agosto a atividades locais de conscientização sobre a saúde sexual e reprodutiva. A proposição (005.00084.2018) é de iniciativa da presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, Maria Leticia Fagundes (PV), e aguarda votação de parecer no colegiado de Constituição e Justiça (CCJ).
A definição de saúde sexual e reprodutiva, segundo a autora, vai além da ausência de doença ou enfermidade, “implicando assim que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo autonomia para se reproduzir e a liberdade de decidir sobre quando e quantas vezes deve fazê-lo”. Nesse sentido, a ideia é que a semana traga palestras, debates e outras ações educativas sobre o planejamento familiar e temas correlatos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba